Inovação armada contra a burocracia - Consumidor Moderno

Inovação armada contra a burocracia

Por: Editor CM 2.420 views

Uma nova empresa criou um sistema online com intuito de ajudar na administração das empresas, facilitando o gerenciamento e arquivamento das NFes

O setor fiscal do Brasil tem passado por um processo intenso de modernização. Desde a implantação do sistema de notas fiscais eletrônicas, em 2006, foi eliminada a impressão e mais de 10 bilhões de comprovantes, fato que, além de beneficiar o meio ambiente, otimiza o armazenamento dos documentos.

Apesar das facilidades oferecidas pela atualização do sistema, empresas de todos os tamanhos ainda enfrentam dificuldades na hora de administrar e arquivar as notas fiscais das companhias, pois dependem do envio dos documentos por seus fornecedores e prestadores de serviços. A prática ainda é pouco realizada, podendo acarretar em multas, uma vez que a lei exige o arquivamento por pelo menos cinco anos para eventuais consultas.

Depois de enfrentar esse problema na empresa da família, o jovem Christian De Cico começou a pensar em formas de facilitar o gerenciamento das notas para o negócio. Com essa ideia, ele se juntou a uma equipe de desenvolvimento e criou o Arquivei, uma solução web que procura facilitar esses processos: consulta diretamente da Secretaria da Fazenda e armazena em nuvem todas as NFes emitidas contra o CNPJ da empresa. A plataforma não requer instalação, nem servidor próprio e permite multi-usuários com acesso simultâneo.

De acordo com De Cico, para testar a viabilidade da ideia, ele convidou 100 empresas para testarem a ferramenta. ?Nosso objetivo nesse ponto inicial era ter feedback sobre o funcionamento do Arquivei e identificar quais ferramentas eram necessárias para criar um serviço de administração e gerenciamento completo, eficaz e de uso simples?, conta.

Além de arquivar as notas, a ferramenta oferece:
?    Busca, gestão e exportação de documentos armazenados e geração de relatórios em diversos formatos;
?    Geração de arquivo completo com Fechamento do Mês para envio ao setor contábil da empresa;
?    Painel do Contador, em que a empresa permite ao contador ter acesso gratuitamente aos documentos diretamente no sistema.

Após seis meses em modo beta, a plataforma foi lançada em dezembro e já conta com mais de 400 empresas em teste. A expectativa dos idealizadores é fechar o primeiro semestre de 2015 com mais de 10 mil empresas cadastradas. Os interessados podem fazer um teste gratuito por 45 dias.

 

 

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