McDonald?s terá carne sustentável a partir de 2016

A decisão de alterar a carne dos lanches faz parte do programa de redução da pegada ecológica do McDonald’s, que inclui diversas estratégias para diminuir o impacto ambiental da rede de fast-food mais conhecida do mundo

Por: - 49 anos atrás

O McDonald’s iniciou 2014 com a promessa de se tornar mais ecológico nos próximos anos: na última terça (7), a rede de fast-food anunciou que começará a comprar “carne sustentável” a partir de 2016. Sem definir os critérios que tornam agregam sustentabilidade à carne, o McDonald’s explicou que espera reduzir os impactos da cadeia de fornecimento do recurso para a produção dos lanches servidos na rede de restaurantes.

A decisão de alterar a carne dos lanches faz parte do programa de redução da pegada ecológica do McDonald’s, que inclui diversas estratégias para diminuir o impacto ambiental da rede de fast-food. Assim, a empresa incentivou a criação da Mesa Redonda Global sobre Carne Sustentável (GRSB, em inglês), composta por diversas empresas e até entidades ambientalistas, como, por exemplo, a WWF.

A GRSB vai fiscalizar a origem do alimento, a produção e o consumo. O grupo estabeleceu diversos princípios que a rede de fast-food precisará obedecer para ser menos agressiva socioambientalmente, como, por exemplo, oferecer locais de trabalho seguros e saudáveis aos funcionários e garantir a saúde e o bem estar dos animais e dos ecossistemas. Segundo o INFO, a GRSB também vai adotar medidas para diminuir o desperdício e aprimorar a produção do McDonald’s.

Segundo especialistas, mesmo que as atividades da GRSB surtam efeito para o McDonald’s, reduzir os impactos da empresa no planeta ainda não é sinônimo de sustentabilidade. Além disso, embora o McDonald’s seja um grande vilão do meio ambiente, os produtores de carne e de laticínios no mundo todo aparecem como grandes responsáveis pela emissão de gases efeito estufa na atmosfera, de uma forma geral.

 

* Via CicloVivo

 

Leia mais:

Mc Donald’s deve inaugurar lojas totalmente vegetarianas

McDonald’s e suas peculiaridades pelo mundo

McDonald’s mostra diferença entre anúncio e lanche de verdade