Tecnologia impulsiona o mercado de educação - Consumidor Moderno

Tecnologia impulsiona o mercado de educação

Por: Marcelo Brandão 1.081 views

A educação multiplataforma é realidade sem volta na evolução do ensino superior e o Brasil faz parte deste cenário

Levar a sala de aula para a casa do aluno, o material didático para a palma de sua mão e o planejamento para onde quer que o professor esteja não é mais um luxo. A educação multiplataforma é a realidade sem volta na evolução do ensino superior e o Brasil faz parte deste cenário. Uma prova disso é o crescimento dos cursos Educação a Distância (EAD) no país. De acordo com o último Censo de Mercado EAD, em 2014, os cursos regulamentados semipresenciais ou disciplinas EAD, somaram 3.453.

Por opção dos estudantes e não como um produto inferior da graduação este mercado tem atraído novas empresas. A Ilumno é um exemplo disso. Com matriz em Miami, nos Estados Unidos, ela está presente em sete países da América Latina, trabalhando com 11 prestigiosas instituições de ensino superior e reunindo um total de 45 campi, cerca de 600 polos de educação a distância, 10 mil docentes e colaboradores e aproximadamente 200 mil alunos.

Além da melhoria contínua da qualidade acadêmica, um dos focos da organização é a oferta de serviços que apoiem a educação a distância. Para isso, a Ilumno trouxe para o Brasil seu braço de prestação de serviços, Ilumno Serviços, que oferece às instituições parceiras soluções de infraestrutura, aplicativos, processos e repositórios de dados digitais.

“A tendência é de intensificação de parcerias estratégicas entre instituições particulares de ensino superior e empresas especializadas, para desenvolvimento de programas pedagógicos que se valham das soluções tecnológicas para garantir qualidade de ensino aos alunos”, afirma Arlindo Cardarett Vianna, presidente da Ilumno no Brasil e reitor da Universidade Veiga de Almeida – UVA, do Rio de Janeiro.

De acordo com Vianna, as plataformas tecnológicas da Ilumno oferece aos seus parceiros o acesso a relatórios operacionais que permitem a constante melhoria das atividades. Fazem parte dessas ferramentas, por exemplo, a revisão mensal de resultados, a estruturação de portais de business intelligence e relatórios de desempenho de um determinado programa acadêmico. Os benefícios abrangem ainda melhorias no uso de instalações físicas, de produção acadêmica e financeira.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.