Consumo consciente para crianças com a Vila Sésamo

Consumo consciente para crianças com a Vila Sésamo

Por: Editor CM 2.225 views

TV Cultura fará parte de iniciativa global com ações em diferentes mídias em países como Brasil, México, Estados Unidos, Índia e China

A partir de segunda-feira, dia 11, as crianças brasileiras também poderão aprender sobre finanças, compartilhamento, sobre uso racional da água, reuso, partilha, enfim, sobre tudo o que envolve consumo consciente. E, o melhor: de forma divertida. A TV Cultura estreia o novo projeto do Vila Sésamo, Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias.

Financiado pela MetLife Foundation, o projeto pretende proporcionar uma mudança de comportamento. A intenção é que as crianças levem os conceitos até suas famílias, podendo colocá-los em prática no dia a dia.

consumo-consciente-agua

Usando linguagens lúdicas e a simpatia dos personagens do Vila Sésamo, os temas serão abordados de forma apropriada à faixa etária. O projeto, no entanto, não se resume ao planejamento de finanças, alcançando, por exemplo, a economia de recursos naturais e o empoderamento feminino. A ideia vai além: os pequenos e suas famílias devem aprender a identificar sonhos, definir metas, fazer planos e entender que as escolhas cotidianas podem ajudá-los a alcançar seus objetivos, independentemente de quais forem.

A ação é composta por videoclipes, uma série animada, jogos digitais, tirinhas e atividades para imprimir, além de guias para educadores e cuidadores. Nas primeiras semanas, durante a programação infantil da emissora, vão ao ar o vídeo promocional Vamos doar! e o videoclipe Nós podemos!. Durante os meses seguintes, outros sete videoclipes inéditos, com diferentes temáticas, serão acrescentados à grade.

consumo-consciente-dividir

O programa envolverá também engajamento comunitário em diversos países, incluindo México, Estados Unidos, Índia e China. No Brasil, as ações estão sendo implementadas pela DSOP – Educação Financeira, uma organização dedicada à disseminação de conceitos e práticas no País e no mundo, sempre acompanhada por uma consultora educacional brasileira, contratada pela Sesame Workshop especialmente para o projeto, para entender e priorizar a realidade da criança brasileira.

Ao longo dos três anos de duração do projeto, nove capitais brasileiras serão envolvidas. São elas: Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Belém, Campo Grande, Curitiba, Manaus, Rio de Janeiro e Maceió. Em cada município, 10 escolas públicas de educação infantil farão parte da ação.

Com exceção do conteúdo exclusivo para escolas, todo o material do projeto está reunido neste site.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.