Japoneses inventam a “tatuagem” digital

Japoneses inventam a “tatuagem” digital

Por: Ivan Ventura 2.782 views

O nome do dispositivo desenvolvido pelos japoneses é e-skin. Será o fim do e-watches?

Se você é ligado em novos dispositivos e alta tecnologia, provavelmente vai adorar essa ideia que parece saída de um filme de ficção científica. A Universidade de Tóquio desenvolveu uma tela de LED tão fina, mas tão fina que realmente pode ser chamada de uma tatuagem digital ou, como preferem os desenvolvedores japoneses, a e-skin.

A tecnologia, ainda em caráter experimental, é transparente e não interfere nos movimentos de braços e mãos. Por ora, a ideia é que a e-skin seja usada para monitorar o oxigênio no sangue, mas alguns especialistas já a chamam de pulseira fitness do futuro.

tatuagem-virtual-interna

Segundo o site Techtudo, o conjunto de leds e fotodetectores orgânicos de alta resistência mede apenas 3 micrômetros de espessura. Por enquanto, a tela é capaz de exibir uma letra ou número de sete segmentos, mas no futuro os pesquisadores prometem aumentar a capacidade para exibir conteúdos mais complexos.

Outra característica que os pesquisadores querem melhorar é a forma em que o dispositivo fica preso a pele. No protótipo, é utilizada uma espécie de película adesiva, mas a ideia é que ele consiga ficar grudado sozinho. Ainda não se sabe quando a tecnologia será utilizada comercialmente, mas o produto desperta muita curiosidade.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.