Televisão: ela ainda tem audiência?

Televisão: ela ainda tem audiência?

Por: Melissa Lulio 2.086 views

Estudo mostra quais são as preferências das diferentes gerações quando o assunto é televisão, inclusive dos Millennials

Na era da internet e da comunicação de duas mãos, será que a televisão ainda tem audiência? Curiosos sobre o perfil das gerações, a revista Consumidor Moderno, em parceria com a REDS e o Centro de Inteligência Padrão (CIP), desenvolveu um estudo exclusivo chamado Comportamento do Consumidor Brasileiro.

Para a realização da pesquisa, foram entrevistados dois mil consumidores com idade entre 15 e 70 anos, de todas as regiões do Brasil. A partir do estudo, criou-se a hipótese de que as gerações brasileiras começam e terminam em tempos um tanto diferentes.

Ao avaliar o consumo de televisão, notou-se que a maioria dos entrevistados assiste a canais abertos e fechados. “A TV por assinatura é um setor bastante dinâmico, que se transforma de acordo com as novas tecnologias e perfil dos consumidores”, afirma Agricio Neto, VP de Marketing e Programação da Sky.

Entre os Baby Boomers, a proporção dos que assistem somente a canais fechados é maior do que aqueles que só assistem canais abertos. Questionado sobre essa preferência, o executivo diz que, “em geral, esse é um público que busca uma programação diversificada e preza pela qualidade do conteúdo”. De acordo com ele, esses são atributos que a TV por assinatura oferece, com ampla opção de entretenimento que varia entre filmes, séries, jornalísticos, eventos esportivos ao vivo, entre outros.

Como mostra o gráfico, entre os jovens da geração Z, nascidos a partir de 1999, a situação é a inversa.

grafico-millennials-televisao
Variação em classes

Saindo do ponto de vista geracional, partindo para uma análise por classe social, pode-se identificar que há um aumento gradual e significativo entre os indivíduos que assistem apenas a canais abertos.

Quanto menor a classe social, maior a adesão a canais abertos. Por outro lado, a proporção de pessoas que assistem apenas a canais fechados é similar, independentemente da classe social.

gráfico-televisao-classe-social

Quando assistem?

A maioria dos brasileiros assiste a televisão todos os dias, mais de uma vez ao dia. Contudo, pode-se verificar que, entre os mais jovens, a frequência com que assistem televisão é menor.

gráfico-televisao-frequencia

grafico-televisao-frequencia-classe-social
Gráficos: CIP e REDS
Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.