O que achou das propostas de mobilidade dos candidatos de SP?

O que você achou das propostas de mobilidade dos candidatos à prefeitura?

Por: Laura Navajas 21 views

Em um balanço do primeiro debate, Idec apresentou suas impressões sobre as propostas dos candidatos quando o assunto é mobilidade

Imagem: Reprodução Band TV

A questão da mobilidade é um grave problema de São Paulo. A locomoção é o meio aos principais direitos do cidadão (saúde, educação, alimentação). O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) dá tanta importância ao assunto que, recentemente, lançou a plataforma MoveCidade, um site que pretende, além de informar o consumidor, engajar as pessoas na luta por uma cidade melhor.

“O direito à cidade está ligado à possibilidade que os diversos grupos sociais têm de se deslocar pelos centros urbanos e efetivar direitos garantidos na Constituição, como saúde, educação, lazer e cultura. O Código de Defesa do Consumidor determina que transporte público deve ser um serviço de qualidade”, afirmou Teresa Liporace, assessora de projetos do Idec, na ocasião do lançamento da plataforma.
Candidatos à prefeitura

Em parceria com o Greenpeace, Ciclocidade, Cidadeapé e o projeto Cidade dos Sonhos, o Idec realizou uma avaliação das propostas dos candidatos à prefeitura de São Paulo sobre o assunto, apresentadas em debate na última segunda-feira (22). Segundo nota divulgada pelo Idec, a temática foi tratada de forma superficial.

Em nota enviada à imprensa, Rafael Calabria, pesquisador em mobilidade do instituto declarou que o nível do debate entre os candidatos foi bem fraco. Os comentários das instituições foram feitos com base na Política Nacional de Mobilidade Urbana e no Plano de Mobilidade Urbana do Munícipio de São Paulo (PlanMob/SP). “Legislações que ditam diretrizes para estas políticas públicas foram totalmente esquecidas e o que dominou a discussão foram desavenças partidárias, propostas infundadas e erros flagrantes sobre o tema”, avalia Calabria.

Para ele, temas como ciclovias, inspeção veicular, redução de velocidade e fiscalização no trânsito até estiveram na pauta, mas foram avaliados de forma simplista. Participaram do debate o atual prefeito Fernando Haddad (PT) e os candidatos Celso Russomanno (PRB), Marta Suplicy (PMDB), Major Olimpio (Solidariedade) e João Doria (PSDB).

Abaixo, segue resumo da análise realizada pelas entidades:

Infográfico: Fernanda Pelinzon
Infográfico: Fernanda Pelinzon

* confira os dados mencionados no infográfico