Seis lugares da Europa para conhecer neste Natal

6 lugares da Europa para conhecer no Natal

Por: Laura Navajas 517 views

Para quem gosta de conhecer diferentes culturas, vale ver essas dicas de países com tradições natalinas tão diferentes das brasileiras

Fim de ano chegando, o Natal se aproxima. Para muitos, é uma data obrigatória para se passar em família. Para outros, é uma oportunidade imperdível para viajar e conhecer novos lugares. Isso não quer dizer que o tal espírito natalino tenha que passar em branco. Dá muito bem para ir atrás de descobrir como outros países vivem o dia 25 de dezembro. E, de quebra, levar a família junto.

Quando se trata de mudar completamente as tradições, a dica é se aventurar pela Europa. “É um continente multicultural, cada país tem as suas tradições. Ao mesmo tempo, todos se identificam, porque muitas delas foram replicadas em todo o mundo. E é fascinante estar onde elas surgiram, até mesmo para quem já conhece a Europa”, explica o diretor de marketing da Comissão Europeia de Turismo, Miguel Gallego.

Ele apresentou dicas de seis países que têm algumas das tradições mais antigas da Europa, como os mercados de Natal.

Alemanha – O país tem mais de cem mercados de Natal (foi de lá que veio a inspiração para este mercado aqui, de Birmingham, na Inglaterra). Voltando à Alemanha, seus mercados mais conhecidos estão localizados em Nuremberg, onde é bom comprar presentes e visitar o museu de brinquedos, e Dresden, onde vale provar stollen, um bolo típico e ver a pirâmide de Natal e o quebra-nozes mais altos do mundo.

Dinamarca – A atração principal é o parque de Jardins de Tivoli. Os mercados dinamarqueses trazem muito entretenimento para crianças e adultos. Tenha momentos especiais com um show de fogos de artifício, entre os dias 25 a 27 de dezembro e de 31 de dezembro e 3 de janeiro. Depois de passear e curtir todos os jogos, saboreie a culinária da região.

Mercado Dinamarquês - Foto: RPBaiao / Shutterstock.com
Mercado Dinamarquês – Foto: RPBaiao / Shutterstock.com

Croácia – As pessoas cantam e dançam nas ruas iluminadas pelas luzes de Natal. Há patinação no gelo, comida e bebidas nos parques de Zagreb e muitas lembranças para comprar e para viver. Delicie-se comendo schnapps, salsicha e bebendo vinho no maior evento gastronômico do país, Fuliranje. Visite Kaptol para se sentir “abraçado” pelo espírito natalino.

Bélgica – Bruxelas conta com o mercado mais importante do país, com uma pista de patinação no gelo de 60 metros, roda gigante e mais de 200 barracas. O mais marcante é o show de luzes que iluminam a cidade com bandas, coros e concertos.

Finlândia – As famílias decoram as árvores com pão de gengibre. Vale a pena provar o glogi, um vinho servido com amêndoas e passas durante o Natal. Vá ao tradicional Festival de Santa Lucia, em 13 de dezembro, e patine no gelo em Helsinque. A véspera de Natal inicia com o anúncio da paz natalina pelo país. No dia 25, as pessoas visitam cemitérios e acendem velas em memória dos familiares. Durante a ceia natalina, eles abrem os presentes.

Portugal – Perfeito para quem quer escapar do frio que predomina na Europa nessa época. Em Lisboa e na cidade do Porto ainda há dias de sol para aproveitar. Na véspera de Natal, desfrute do bolo rei, que é coberto com frutos secos e nozes. Comemore a data na tradicional Missa do Galo à meia-noite e espere o Dia dos Reis, em 6 de janeiro, quando os portugueses entregam os presentes de Natal.

Bolo do rei - Foto: viennetta/ Shutterstock
Bolo do rei – Foto: viennetta/ Shutterstock
Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.