5 coisas para NÃO fazer numa entrevista de emprego

5 coisas para NÃO fazer numa entrevista de emprego

Por: Laura Navajas 1.310 views

Confira algumas dicas vindas dos próprios recrutadores sobre atitudes ne entrevista de emprego que fizeram o candidato perder a vaga logo de cara

Em tempos de economia ruim e desemprego alto, uma oportunidade que apareça deve ser muito bem aproveitada. Por isso, é importante saber o que fazer e o que não fazer na hora em que for comparecer a uma entrevista.

Algumas atitudes dos candidatos podem representar verdadeiros cartões vermelhos na busca por um emprego. Para tentar descobrir quais são essas atitudes, os usuários do reddit (rede social para debates online) criaram uma nova enquete chamada “Employers: What are some red flags when it comes to a potential hire?” (algo como empregadores: quais seriam as bandeiras vermelhas quando se trata de uma potencial contratação?).

O site The Independent reuniu alguns destaques a partir das respostas dos usuários no debate, que contou com muitas histórias e respostas que revelam alguns erros simples dos candidatos. Confira abaixo:

Pontualidade – um usuário chegou a dizer que se alguém chega atrasado para a entrevista, a menos que ele tenha uma ótima explicação e que demonstre realmente estar “correndo atrás”, ele nem realiza a entrevista.

Não pesquisar a companhia – em tempos de Google e de internet sempre à mão, chegar sem saber nada sobre onde você pretende trabalhar não é legal.

Vestir-se inadequadamente – um usuário chegou a contar uma história de uma usuária que compareceu à entrevista “vestida como se tivesse saído da cracolândia”. Ela ainda usou o celular no meio da entrevista e perguntou se o processo iria demorar.

Reclamar demais dos últimos chefes – um usuário

Não seguir as instruções do anúncio – muitas pessoas procurando emprego perdem a chance antes mesmo da etapa da entrevista. E não é porque não estariam qualificadas para o trabalho. Elas simplesmente não prestaram atenção na hora de se inscrever. Um usuário do reddit chegou a comentar que pedia para enviarem uma cópia do currículo e uma carta em PDF. Das “centenas” de respostas que ele recebeu, no máximo 20 enviaram os documentos em PDF.

Confira mais algumas reclamações

Um outro usuário reclamou de uma mãe que foi pedir emprego pelo seu filho. Ele ainda explicou que não era o caso de um adolescente em busca de seu próprio emprego, mas uma mãe que foi preencher os formulários e compareceu para responder à entrevista no lugar do filho.

Outro usuário reclamou de um candidato com problemas de autoridade. Tudo o que ele respondia, mesmo tentando ser positivo, mostrava que ele, na verdade, desafiava o chefe e era rebelde.

Responder “não sei” é melhor do que mentir, disse uma usuária da rede social. Ela também revelou que já deu preferência a alguém com menos qualificação, mas com mais vontade, do que alguém com muito estudo e preguiçoso. Ela recomenda atenção e coerência aos detalhes. “Alguém que diz que tem grande capacidade de comunicação e só da respostas curtas e vagas não está fazendo sentido. Do mesmo modo que uma pessoa que alega ótimos conhecimentos da língua oral e escrita, mas comete erros na fala”.

Para ver a discussão na íntegra, siga ESTE LINK.

 

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.