O que não fazer em um email para receber resposta

O que não fazer em um email para receber resposta

Por: Juliana Elias 738 views

Estudo mapeia fatores que influenciam na taxa de resposta das mensagens. Evite erros e segundas-feiras

Grafia e gramática incorreta espantam leitores, e as segundas-feiras são o dia mais provável em que você cometerá estes erros. Estas foram algumas descobertas feita pela Boomerang, companhia que fornece aplicativos de administração de emails, ao analisar os títulos e as taxas de resposta de mais de 250 mil mensagens eletrônicas.

Segundo o levantamento, mensagens com erros no título chegam a ter uma taxa de resposta até 14% menor do que aqueles bem escritos.  Entre os emails corretos, 34% são lidos e recebem respostas, enquanto a taxa de resposta daqueles que têm algo errado no título é de apenas 29%.

O erro mais grave – quer dizer, aqueles que, em média, renderam menos respostas – é começar o título com letra minúscula. Estes foram respondidos em apenas 28,4% das vezes.

O demônio da segunda-feira
A análise também verificou a quantidade de erros em relação aos dias da semana, e, para a surpresa talvez de não muitos, o pior dia se revelou a segunda-feira.  Ela é seguida, também não supreendentemente, pelas sextas-feiras.

Por outro lado, os dias com os textos mais bem escritos foram o sábado e domingo, com menos da metade dos erros verificados às segundas (veja a tabela aqui).

Não bastando, as segundas são também o dia mais triste – literalmente. Uma análise do “sentimento” dos títulos – uma medida do teor de positividade das mensagens verificada pelo software – mostra que os emails enviados às segundas-feiras são os menos negativos.

Os sábados e domingos, mais uma vez, aparecem na outra ponta, com as mensagens mais otimistas (veja aqui).

As 250 mil mensagens pesquisadas foram escaneadas por um programa que verificou a gramática dos textos, bem como as taxas de respostas e de “positividade”.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.