Motor? No CES, carro bom é aquele com alta tecnologia

Motor? No CES, carro bom é aquele com alta tecnologia

Por: Ivan Ventura 657 views

O maior evento de produtos eletrônicos do mundo exibiu o seu salão de automóveis próprio. Mas, por aqui, o que conta é tecnologia e não motores e mulheres

A CES não é um salão de Detroit ou mesmo o São Paulo onde o carro e seu motor são alguns dos atrativos. Em uma feira como o Consumer Eletronic Show, o CES, veículos também são atrações, mas o que se nota é uma ligeira mudança de comportamento em relação aos locais tradicionais de exibições desses caros mimos. Este ano, em vez de cavalos de potência, o que importa é a capacidade multimídia de cada um deles – e põe capacidade nisso.

As principais montadoras do mundo estão presentes no evento. Mas aqui motores não são expostos e sequer existe a tabelinha entre veículos e belas moças – uma visão, convenhamos, bem típico do século 20.

A curiosa tabelinha aqui é entre montadora e empresas de tecnologia. Afinal onde mais você poderia ver um espaço dedicados a veículos bem ao lado da maior fabricantes de processadores de vídeos e outros hardwares do mundo?
É o caso da Nvidia, posicionada bem ao lado do estante da Volkswagen, e que foi capaz de atrair muito mais expositores que algumas montadoras famosas.

A Nvidia é o coração do carro de desejo do americano (e de outras pessoas ao redor do mundo): o Tesla. Um carro que não apenas é elétrico, mas alia com extrema elegância tecnologia e o desejo (até quando?) por veículos. Este ano, a Nvidia mostrou como ajudou a Tesla a construir o seu modelo autônomo, ou seja, que dispensa motorista.

Fotos de Ivan Ventura
Fotos de Ivan Ventura

 

O gosto pela tecnologia em primeiro lugar também foi visto no estande na Volkswagen, que exibiu o seu protótipo com algumas novidades bem interessantes. Uma delas é que o vidro bem a frente do motorista é interativo e fornece informações preciosas para o condutor. Basicamente, ele utiliza o conceito de realidade aumentada e fornece informações de trânsito, tempo, entre outras coisas.

carro_CES

 

A Mercedes Benz também exibiu requinte e tecnologia em seus veículos. A montadora exibiu os seus desejados sedãs, mas levou também o seu protótipo que mais parecia a área de TI de uma companhia. Trata-se de um furgão que não possui um voltante, mas um controle igual a de um videogame. E é basicamente. Ele realmente é minimalista, pois tem função autônoma.

mercedes

Aliás, não se falou em outra coisa senão em carro autônomo no CES. É claro que os visitantes não puderam circular pelas ruas de Las Vegas a bordo de um carro sem condutor, mas é por isso que as montadoras montaram simuladores a partir da realidade virtual. Aliás, o RV esteve presente em toda a feira, mas isso é uma outra história.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.