/
/
16 Tendências de atendimento para 2017

16 Tendências de atendimento para 2017

Grande parte dos investimentos das empresas nos próximos anos serão dedicados à experiência do consumidor; confira as principais tendências para 2017
Legenda da foto

Experiência do consumidor, atendimento e relacionamento com clientes: as empresas que não estiverem com o cliente centralizado em suas estratégias, irão perder cada vez mais espaço.  Pelo menos 50% dos investimentos nos próximos anos serão dedicados à experiência do consumidor, segundo previsão do Gartner.

O NeoTeam, da NeoAssist, se reuniu em um mega brainstorm e saiu com 16 previsões sobre atendimento e relacionamento com clientes para 2017. Confira!

1 – Conveniência
Mais que rápido, precisa ser conveniente. Em 2017, o consumidor não quer se esforçar para ser bem atendido. Na verdade, ele está esperando receber as coisas de mão beijada – e isso é um grande diferencial.

Curiosidade
Qual o nosso bem mais valioso? Tempo!
A Amazon está investindo fortemente em conveniência. São serviços de entrega via drones (aumentando a velocidade da entrega de produtos, eliminando problemas com o trânsito, etc), atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, ao vivo, para ajudar os usuários nas funcionalidades do Kindle e até o cadastro de usuários para fazerem suas próprias entregas.
Spotify te entrega todas as músicas que você quer diretamente no seu celular, a Netflix te possibilita ver filmes e séries de maneira totalmente digital, por uma assinatura mensal com preço bem abaixo do que você pagaria nas mídias físicas ou no cinema (considerando também a economia em recursos intangíveis). Esses são alguns dos grandes exemplos do mercado. Mas o que você pode fazer?

2 – As empresas boas em atendimento serão referência
O atendimento está ficando melhor: tem mais empresa fazendo atendimento bom, e as que não acompanharem esse ritmo vão ficar com a imagem mais arranhada. Curiosidade: Atendimento ruim faz empresas perderem dinheiro e isso não é novidade. No entanto, talvez nem sempre tenhamos a dimensão do quanto isto custa. Estudo realizado pela Newvoice revela que aproximadamente 62 bilhões de dólares em receita foram perdidos por conta de uma experiência ruim em 2015.

3 – Atendimento vs Preço
Valor, experiência e atendimento são mais importantes que preço: especialmente no Brasil, quanto melhor o atendimento, mais chances de continuar competitivo! Curiosidade: Os consumidores admitem que a personalização é fundamental para fazer negócios. Estudo da Infosys aponta que 86% dos consumidores dizem que a personalização cumpre uma função importante em suas decisões de compra.

4 – Autoatendimento: o consumidor sabe se virar
As empresas vão expandir os canais de autoatendimento finalmente. Vão perceber que isso é uma demanda real. Curiosidade: O autoatendimento no Brasil ainda não é majoritário entre as empresas, mas os consumidores brasileiros demandam isso mais do que podemos imaginar: segundo último estudo da Microsoft, 98% dos brasileiros já esperam que as empresas ofereçam algum canal de autoatendimento.

5 – Relacionamentos reais
A gente vai ter mais operadores empoderados pra relações reais, que vão conhecer muito bem do que tão falando. Enquanto a tecnologia faz o trabalho chato, as pessoas vão fazer relacionamento. Curiosidade: De acordo com pesquisa da American Express, a Customer Service Barometer, 99% dos consumidores entrevistados disseram que ter uma resposta satisfatória ou estar conectado com alguém que tenha conhecimento sobre o assunto (98%) são requisitos importantes para uma ótima experiência. Quando esses requisitos são cumpridos, os entrevistados dizem que personalização e apreciação são chaves para a experiência evoluir de ótima para excelente.

6 – Máquinas vão ajudar na construção de relacionamentos
Máquinas e Inteligência Artificial estão cada vez mais presentes no atendimento. Às vezes, vão substituir o trabalho humano, mas o principal é que vão ajudar operadores e gestores na tomada de decisões.

7 – Satisfação vai ser a métrica-chave
Métricas de produtividade (TMA, nível de serviço, etc) vão perder espaço para a métrica que realmente importa no final: a Satisfação dos Clientes. Curiosidade: Apesar de ser a métrica mais importante, a satisfação dos clientes tem caído constantemente ao longo dos anos.
Um estudo chamado Customer Rage, realizado nos Estados Unidos, confirma isso. Em 1976, estudo da Casa Branca revelou que 23% dos consumidores se sentiam completamente satisfeitos ou receberam mais do que esperavam. Esse número caiu para 17% em 2015.

8 – Customer Success: buscando o sucesso do cliente
Mais foco em Sucesso do Cliente: apesar de ser um conceito conhecido, Sucesso do Cliente vai ganhar mais popularidade. Vamos nos empenhar em fazer os clientes alcançarem seus objetivos e vencerem seus desafios!

9 – Todo mundo vai falar de atendimento
Atendimento ao cliente e experiência do consumidor vão ser assuntos falados e discutidos amplamente em todos os campos de negócios.

10 – Marketing ? Relacionamento
Marketing e relacionamento vão estar cada vez mais mesclados, conforme o consumidor 3.0 vai ter cada vez mais poder de espalhar informações positivas e negativas sobre as empresas.

11 – Atendimento proativo
Atendimento proativo vai ser diferencial. Se você quiser se diferenciar em 2017, chegue no seu cliente com a solução antes que ele perceba o problema. Curiosidade: Estudo conduzido pela Ameyo mostra algumas vantagens estatísticas do atendimento proativo.
•    Aumenta a fidelidade dos consumidores. Tomar a iniciativa para prestar suporte pode aumentar a taxa de retenção de clientes de 3% a 5%.
•    Diminui o número de chamadas. Você vai conseguir identificar problemas mais rápido, resolvendo-os com mais eficiência e conseguindo aplicar as soluções em escala, evitando que novos contatos sobre aquele problema sejam realizados.
•    Você pode controlar a comunicação. Os clientes falam de você, seja no privado, em alguma situação específica ou, com o poder da Internet, publicamente. Ser proativo vai te dar uma chance de controlar a conversa e direcioná-la de um jeito mais favorável.

12 – Menos telefone
O consumidor vai usar cada vez menos o telefone. Canais alternativos, como mídias sociais, chat, email e atendimento inteligente estão ficando mais populares e até mais efetivos.

13 – Agilidade!
A gente quer respostas rápidas! Uma das principais tendências de atendimento pra 2017 é que o tempo médio de resposta das boas empresas vai diminuir drasticamente. Mas o consumidor quer mesmo é que seja instantâneo – e sem perder a qualidade.

14 – Atendimento personalizado
A tecnologia vai permitir mais interações e atendimentos personalizados. Pensa nisso: como você pode criar uma experiência personalizada pro seu cliente? Isso vai ser diferencial em 2017.

15 – Revolução Omnichannel
As empresas vão começar a integrar todos os seus canais e pontos de contato em um único software, uma única plataforma que consiga registrar o histórico de cada consumidor e prover suporte para relacionamento com clientes. Tecnologia integrada, todos os canais, uma só experiência.

 16 – Jornadas de Relacionamento
O conceito de jornadas de relacionamento vai ser cada vez mais utilizado. Ao invés de pensar em interações pontuais com cada cliente, as empresas vão precisar pensar em toda a jornada de relacionamento, considerando os momentos antes, durante e depois da venda.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas
MAIS +
O Hinge aposta em conexões profundas para enfrentar o desgaste emocional dos usuários e o "dating burnout" que afeta a Geração Z.
Hinge chega ao Brasil buscando conexões duradouras
Hinge aposta em conexões profundas para enfrentar o desgaste emocional dos usuários e o "dating burnout" que afeta a Geração Z.
Para a Sprinklr, o CX conversacional tornará aplicativos e sites obsoletos, transformando a experiência em jornadas fluidas, guiadas por IA.
Para a Sprinklr, o futuro é do CX conversacional
O CX conversacional tornará aplicativos e sites obsoletos, transformando a experiência em jornadas fluidas, guiadas por IA.
Mais do que ofertas e preço baixo, a Geração Z valoriza uma boa experiência, com autenticidade, transparência e vulnerabilidade.
Da oferta à experiência: o que a Geração Z espera das marcas na Black Friday
Mais do que ofertas e preço baixo, a Geração Z valoriza uma boa experiência, com autenticidade, transparência e vulnerabilidade.
Ana Maria Vailati, diretora de Marketing e Relacionamento do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
CM Entrevista: Experiência do paciente é ativo estratégico no Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Além de alta tecnologia, o impacto emocional na experiência do cliente define a excelência em saúde no Oswaldo Cruz.
SUMÁRIO – Edição 295

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
jacques@gpadrao.com.br

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
lucimara@gpadrao.com.br

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
daniela.calvo@gpadrao.com.br

Elisabete Almeida
elisabete.almeida@gpadrao.com.br

Érica Issa
erica.issa@gpadrao.com.br

Gustavo Bittencourt
gustavo.bittencourt@gpadrao.com.b

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
larissa.santana@gpadrao.com.br

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
julia.fregonese@gpadrao.com.br

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
camila@gpadrao.com.br

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
comercial@gpadrao.com.br