Por que comprar um novo se você pode consertar?

Por que comprar um novo se você pode consertar?

Por: Juliana Elias 939 views

Ao menos é o que pensa o governo da Suécia, que quer combater "cultura do desperdício" e vai cortar impostos de serviços de reparos do país

Consertar a geladeira vai ficar mais barato na Suécia. O governo do país enviou uma proposta ao Parlamento sueco que pede a redução de impostos para diversos tipos de serviços de reparo.

Para consertos simples, com sapatos, roupas e bicicletas, a intenção é que o VAT, o imposto local sobre serviços, caia dos atuais 25% para 12%.  Um corte especial deve ser feito também para aqueles que trabalham com reparos mais caros, com o de eletrônicos e eletrodomésticos.

Pelo outro lado, o governo também estuda a possibilidade de onerar a aquisição de determinados bens novos. A ideia é criar o que chama de “taxa química”, que deve incidir sobre eletroeletrônicos que possuem substâncias químicas poluentes em sua composição e que são difíceis de ser recicladas. É o caso de computadores e eletrodomésticos como as geladeiras.

“Se queremos resolver os problemas de sustentabilidade e meio ambiente temos que trabalhar o consumo”, disse o ministro para consumo e mercado financeiro, Per Bolund, ao site sueco “The Local”. “Não é necessariamente uma questão de consumir menos, mas de olhar para o que consumimos e como consumimos.”

Os cálculos do governo é que, com os cortes, um reparo que hoje custa R$ 150 caia a algo com R$ 120.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.