Demora para pedir a conta? Aguarde este aplicativo

Demora para receber a conta? Aguarde este aplicativo

Por: Juliana Elias 728 views

Desenvolvido em 30 horas durante hackathon em São Paulo, app de fintech carioca cria sistema digital para pedidos e pagamentos em bares e restaurantes

Alguns problemas são bastante conhecidos de pessoas que frequentam bares e restaurantes com seus amigos. Lugares cheios, garçons que demoram para atender, fila no caixa, divisões de conta que sempre deixam os últimos no prejuízo…

Foram memórias como estas que inspiraram os jovens programadores da startup carioca Stone a desenvolverem um aplicativo que agilize os processos de pedido, pagamento e divisão de contas nestes e outros estabelecimentos comerciais.

“Quem nunca ficou por último e acabou tendo que pagar tudo?”, brinca o desenvolvedor sergipano Ítalo Santana. “Queríamos fazer algo que ajudasse o cliente a interagir melhor com o restaurante e com estabelecimentos comerciais que frequenta em geral.”

Um detalhe: a solução foi criada por Santana e seus colegas da Stone em apenas 30 horas. A equipe foi a vencedora do Hackathon Cmep, maratona de programação realizada entre as 6h da manhã da terça-feira (14) e as 11h da manhã da quarta (15), durante o o 11o Congresso de Meios de Pagamento (CMEP), em São Paulo.

Promovido pela Verifone, o hackathon deu às oito equipes participantes o desafio de criar alguma solução de inclusão financeira, formalização da economia ou segurança e experiência do usuário embutindo o Verifone Carbon, modelo de POS digital lançado no ano passado pela companhia.

Pedidos sem garçom
Com o aplicativo idealizado pela Stone, os clientes podem abrir o cardápio do estabelecimento diretamente em seu celular a partir da leitura de um QR Code que pode estar sobre a mesa ou na entrada do estabelecimento, por exemplo.

Os pedidos são feitos na palma da mão e carregados em tempo real em um tablet do estabelecimento no balcão. Por lá, o comerciante despacha os pedidos e pode ir alterando o status para que o cliente acompanhe, também em tempo real – “pedido recebido”, “em andamento”, “entregue”.

Ao fim, o cálculo da conta já está feito e é só solicitar o pagamento pelo próprio aplicativo, que já inclui a opção de “dividir a conta”, o que permite dividir as despesas diretamente com outros usuários também cadastrados no sistema.

“É um cadastro muito simples, só pedimos um clique”, garante Caíque Oliveira, também programador da Stone. Vincular o aplicativo a uma conta que usuário já tenha, como Google ou Facebook, já é o suficiente.

Melhora de gestão e experiência
“Tínhamos um problema de duas frentes para solucionar: o do usuário que tem uma experiência ruim ao ser atendido, e o das empresas pequenas, que têm limitações de gestão e não possuem um sistema integrado”, continua. “Para dar um melhor suporte para o usuário, precisávamos também dar suporte ao vendedor.”

Além de um troféu, a equipe vencedora também recebeu uma premiação de US$ 10 mil para reinvestir na solução. Fundada em 2010 e com escritório no Rio de Janeiro e São Paulo, a Stone oferece soluções de meios de pagamentos, incluindo plataformas para e-commerce e a própria máquina POS.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.