O tênis que derrete na pia

O tênis que derrete na pia

Por: Juliana Elias 470 views

Adidas criou um novo modelo de tênis esportivo totalmente biodegradável. De quebra, ele já sai 15% mais leve que os tradicionais. Veja como funciona

Teias de aranha foram a inspiração para a companhia alemã de artigos esportivos Adidas criar seu mais novo modelo de tênis: o Adidas Futurecraft Biofabric. A diferença do Futurecraft para qualquer outro calçado da empresa? Ele é totalmente biodegrádavel.

Isso significa que, enquanto para todos os outros a base são polímeros, fibras plásticas derivadas do petróleo que podem levar mais de um século para sumir depois que você joga o seu tênis velho fora, o Futurecraft se decompõe organicamente na natureza.

O produto foi desenvolvido em parceria à AMSilk, companhia alemã que produz o que chama de “teia de aranha sintética”, uma fibra feita de material sintético biodegradável. Além disso, o material é também mais leve que as fibras plásticas tradicionais, o que resulta em um tênis 15% menos pesado que seus pares e ainda mais adequado para a sua função: esportes.

E para garantir que não sobrará sapato na atmosfera depois de perder o uso, a AMSilk criou para a Adidas também uma enzima, que vem em saquinhos, que permite desintegrar totalmente o tênis em poucos minutos na pia – só sobram as solas.

Para isso, basta afundá-lo na água, misturar a enzima e aguardar. Ele literalmente derreterá, e depois, garantem os fabricantes, é só despejar a mistura pelo ralo.

Por ora, o produto foi feito apenas em caráter experimental, mas a Adidas garante que quer lançá-lo comercialmente ainda neste ano.

 

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.