Nove verdades e uma mentira sobre o direito do consumidor

Nove verdades e uma mentira sobre o direito do consumidor

Por: Ivan Ventura 3.039 views

A Consumidor Moderno e o Procon-SP entraram na brincadeira do momento. Você saberia dizer qual é a mentira em meio a tantas verdades quando o assunto é o direito do consumidor?

A brincadeira do momento na internet é a aquela de contar uma mentira em meio a tantas verdades em uma rede social – especialmente no Facebook. É tanta gente publicando sobre si mesmo que até famosos entraram na dança, como é o caso de Lázaro Ramos, Miguel Falabella e até o folclórico vereador do PT, Eduardo Suplicy.

A Consumidor Moderno também decidiu entrar na brincadeira. Reproduzimos aqui a brincadeira feita pelo Procon de São Paulo, que elencou 10 afirmações – uma delas é mentirosa. Você, consumidor, saberia dizer quais são os seus direitos sem a ajudinha do Google?

Que o jogo comece:

1. Consumidor tem direito à informação clara e precisa sobre preços de produtos e serviços.
2. O consumidor pode desistir de compras feitas pela internet e telefone em até 7 dias e receber de volta tudo o que pagou (inclusive o frete).
3. Bala não é troco.
4. O pagamento da taxa de 10% em bares e restaurante é opcional.
5. Consumidor pode usar conta – corrente sem contratar pacote de tarifas.
6. Estacionamentos são responsáveis por objetos deixados no interior do veículo.
7. Consumidor tem direito a desconto na antecipação de parcelas nos contratos de financiamento.
8. Empresa de cobrança pode chamar o devedor de “caloteiro” e fazer ligações de madrugada.
9. Lojas não podem impor valor mínimo para pagamentos com cartão.
10. Título de capitalização não é poupança programada.

Já adivinhou?

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