Com “cultivo no ar”, startup vence desafio lançado pelo Carrefour

Com “cultivo no ar”, startup vence desafio lançado pelo Carrefour

Por: Gabriella Sandoval 1.246 views

Projetos apresentaram soluções para a produção de alimentos de forma mais sustentável, reduzindo o desperdício.

O Carrefour anunciou nesta quinta-feira (4) as startups vencedoras da primeira edição brasileira da competição que integra a conferência global da ONG francesa Hello Tomorrow. São elas: CBA Sementes e PW. Ambas trouxeram soluções inovadoras para a produção de alimentos no mundo em resposta ao tema proposto: ‘Comida do amanhã para todos’.

Com o apoio do Carrefour, esta é a primeira vez que a ONG promove o desafio fora da França. A CBA Sementes desenvolveu uma tecnologia para a produção de batatas por meio do sistema de aeroponia. A técnica, uma evolução da hidroponia, permite que o alimento seja cultivado de forma suspensa, ou seja, sem o uso da terra. O chamado “cultivo no ar” não utiliza substratos e reduz em 98% o consumo de água e em 80% o uso de fertilizantes em relação aos processos produtivos tradicionais.

Já a PW, segunda colocada, desenvolveu hidroabsorventes biodegradáveis. Feito a partir de cascas de frutas, a tecnologia pode ser utilizada na agricultura em regiões áridas, como o Nordeste brasileiro. O hidroabsorvente é aplicado nas raízes das plantas, criando um ambiente úmido propício ao seu desenvolvimento. Dentre os grandes diferenciais do produto estão baixo custo, alto rendimento e isenção de insumos químicos.

Os primeiros colocados ganharam, respectivamente, R$ 50 mil e R$ 20 mil em dinheiro, além do apoio do Carrefour no desenvolvimento dos dois projetos. A CBA Sementes recebeu, ainda, duas passagens aéreas e hospedagem para participar do Hello Tomorrow Global Summit 2017, encontro mundial promovido pela ONG nos dias 26 e 27 de outubro, na França.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.