Cresce o número de recalls por problemas no airbag - Consumidor Moderno

Cresce o número de recalls por problemas no airbag

Por: Ivan Ventura 297 views

O levantamento foi produzido pelo Procon-SP e revela um preocupante dado sobre esse obrigatório item de segurança

O airbag se tornou um item obrigatório (ao lado do freio ABS) para os carros produzidos no Brasil a partir de primeiro de janeiro de 2014. Ou seja, se você comprou um veículo produzido nos últimos três anos, é certo que a proteção estará presente no seu possante.

No entanto, esse item de segurança anda preocupando a Fundação Procon-SP. No último dia 12, a entidade divulgou os dados de um levantamento sobre as principais razões de recalls de veículos feitos nos primeiro seis meses deste ano. O resultado: houve um aumentou em 78% na quantidade de chamamentos de donos de veículos com problemas nos sistemas de airbags.

Segundo os dados do Procon, dos 76 recalls de veículos realizados, 25 foram motivados por problemas nos sistemas de airbag. Em 2016, no mesmo período, foram registrados 57 recalls, sendo que 14 estavam relacionados ao item de segurança. Na comparação entre os dois anos, verificou-se o aumento de 78%.

Outro dado que preocupa é o total de veículos envolvidos no recall por problemas no sistema do airbag. As 76 campanhas de convocação atingiram 1.199.180 automóveis, destes 618.392 (55%) tinham problemas nesse item de segurança. No mesmo período no ano passado foram 911.702 veículos afetados, sendo 572.791 (62%) relacionados ao airbag. O aumento no total de veículos foi de 30%.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.