É possível aprender inglês vendo a nova temporada de Game of Thrones

11 Dicas para aprender inglês assistindo à nova temporada de Game of Thrones

Por: Melissa Lulio 5.314 views

Você sabia que assistir a séries pode ser um ótimo recurso para aprender inglês? Confira algumas dicas e aproveite a nova temporada de GoT para isso!

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego ficou em 13,3% no trimestre encerrado em maio de 2017. O cenário não está fácil pra o brasileiro – e é quase impossível encontrar vagas de emprego que não exijam o domínio do idioma inglês. Contudo, até mesmo pelo alto índice de desemprego, não são todas as pessoas que têm recursos disponíveis para investir em um curso de inglês. Nesse contexto, uma das grandes dicas de especialistas é: aprenda por meio de entretenimento. 

É fato que existem cada vez mais formas de assistir a séries – especialmente novas tecnologias e ferramentas de streaming, como a Netflix.  Elas ajudam bastante quem quer aprender inglês por meio da televisão, porque dão acesso a diversas séries americanas, que aproximam o espectador do inglês falado no cotidiano. “As séries colaboram muito para o aprendizado, pois aproximam o aluno da realidade do inglês e trazem a oportunidade de expandir o vocabulário, principalmente com as gírias” aponta Luis Junior, coordenador da escola Seven Idiomas.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Mais do que simplesmente sugerir que o aluno assista a séries com legenda em inglês, o especialista dá algumas dicas de como aproveitar ao máximo este momento de descontração para aprender o idioma. 

 

1. Saiba o que está assistindo

Para o coordenador, é importante que o espectador conheça o conteúdo que será assistido. “É importante, antes de iniciar a série em inglês, assistir ao episódio com legendas em português. Se a pessoa entende o assunto, fica mais fácil compreender a mecânica do idioma”, afirma.

2. Siga o seu ritmo

Como destaca Luis Junior, cada pessoa aprende em uma velocidade específica. Portanto, não se deve desanimar caso não seja possível entender tudo de primeira. “É importante também evitar comparações, pois cada um possui um ritmo de aprendizagem”, destaca.

3. Estabeleça metas

O especialista aponta para a necessidade de ter objetivos, pois isso ajuda a manter o foco. Entretanto, é preciso ter cuidado para não estabelecer metas muito grandes para curtos períodos de tempo, pois isso pode causar frustração.

4. Não opte pelas séries dubladas

Apesar de facilitar o entendimento do episódio, para quem quer aprender inglês, a dublagem é o último recurso a ser usado. Afinal, a série dublada diminui a chance de entrar em contato com a língua desde o início. Por questões técnicas, as dublagens são geralmente adaptações e muito do que é dito de fato se perde.

5. Veja a repetição como algo positivo

É cientificamente comprovado que o cérebro aprende melhor com repetições. “Após entender do que se trata o episódio, é importante assisti-lo novamente, e repetidas vezes, com legendas em inglês, para associar o que se lê ao que se ouve”, destaca o coordenador.

6. Dedique-se

De acordo com o especialista, é importante pausar o episódio sempre que uma ou mais palavras e/ou frases forem desconhecidas. “O espectador deve anotar a palavra ou a frase, para depois procurar o significado”, afirma. “Entretanto, é importante também não se prender totalmente a traduções, procurando entender o contexto em que cada frase é utilizada”.

7. Turbine seu “speaking”

“É importante é escolher algumas frases da sua série favorita e gravar a própria voz repetindo-as”, destaca Luis Junior. “Depois disso, o aluno deve comparar a gravação com o áudio original, com o objetivo de melhorar a pronúncia”. Para que este processo fique ainda mais divertido, ele sugere que o áudio seja enviado para os amigos, colegas de classe ou professor do curso de idiomas, pedindo que eles adivinhem de qual série e personagem é a fala.

8. Fique atento às expressões

Durante a série aparecerão muitas frases que provavelmente não serão encontradas em dicionários comuns. Para o coordenador, os dicionários físicos, online e os aplicativos da Oxford e de Cambridge são ótimas escolhas. “Vale reforçar que não se deve traduzir conteúdos literalmente – entender o uso é o principal”, diz. “Além disso, é importante tentar colocar o aprendizado em prática”.

9. Pratique seu “Reading & Writing”

Comece ler e escrever sobre os episódios das suas séries favoritas. Dessa forma, é possível melhorar bastante o nível de vocabulário e gramática.

10. Escolha da série

Para Luis Junior, se o seu objetivo é aprender termos do dia-a-dia, é válido escolher uma série que tenha um contexto mais cotidiano, como Friends, How I met your mother, Two and a Half Man, entre outras.

11. Season Finale

Este é o nome do episódio final de cada temporada e é a última dica da Seven Idiomas. “Quando o entendimento dos episódios começar a ficar fácil, é preciso sair da zona de conforto e assistir aos episódios sem nenhuma legenda, pois é hora se acostumar de vez com o idioma”, afirma o coordenador. “É muito importante perder o hábito de assistir com as legendas gradativamente, pois dessa forma é possível adquirir mais ganho linguístico. Quando perceber a evolução, vale a pena assistir a séries ou até mesmo a documentários com vocabulários mais técnicos e específicos”.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.