Feed Truck: o food truck que recolhe alimentos que seriam desperdiçados

Iniciativa do Instituto STOP Hunger Brasil, mantido pela Sodexo, vai recolher alimentos durante a Virada Sustentável 2017. Conheça

Por: - 11 meses atrás

O combate à fome no mundo é uma das principais bandeiras da Organização das Nações Unidas (ONU) e é vital que toda a sociedade esteja envolvida com essa causa. Algumas empresas têm dado atenção especial ao assunto com iniciativas voltadas para essa bandeira. Neste domingo, dia 27, acontecerá a 4ª edição do Feed Truck, organizado pelo Instituto STOP Hunger Brasil, organização sem fins lucrativos criada e mantida pela Sodexo.

A iniciativa é bem direta: o feed truck funciona como um food truck que recolhe alimentos que seriam desperdiçados em mercados ou feiras. Depois da coleta, o projeto higieniza e prepara todos os alimentos para criar refeições saudáveis, que são servidas à população gratuitamente por meio de um truck cedido pela Sodexo. A ação é reconhecida como uma das 12 práticas sustentáveis mais promissoras do mundo no campo da alimentação.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Neste ano, o projeto será realizado durante a Virada Sustentável 2017 e terá um destaque especial, já que fará parte de um circuito especial programado para acontecer na Praça dos Arcos, região da Avenida Paulista.

Busca

O Feed Truck nasceu em abril de 2015, fruto de uma parceria entre a agência Africa, Ong Make Them Smile e a Truckvan. Atualmente, faz parte das diversas ações desenvolvidas pelo Instituto STOP Hunger Brasil e nesta edição conta com mais parceiros, como o Banco Ceagesp de Alimentos, Associação Paulista Viva, Virada Sustentável e Fulpel.

“Iniciativas como o Feed Truck reforçam a missão do instituto e mostram na prática como a redução do desperdício de alimentos contribui para combater a fome e a má nutrição. Contamos com a participação de todos nesta ação para engajar cada vez mais voluntários em torno do nosso propósito”, explica Fernando Cosenza, presidente do Instituto STOP Hunger.

Nesse sentido, Andreia Dutra, vice-presidente do Instituto STOP Hunger, acredita que este tipo de ação precisa ser multiplicada por todo o País. “Precisamos fomentar a realização do projeto Feed Truck, com o objetivo de mudar a realidade de milhares de pessoas que passam fome no Brasil, uma vez que, muito alimento é desperdiçado por todo o país”.

Propósito

O projeto é uma forma de conscientizar a população sobre a necessidade de redução do desperdício. Além disso, promove o acesso à alimentação para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Em 2017, a expectativa dos organizadores é que seja recolhida aproximadamente meia tonelada de alimentos bons para consumo que seriam descartados desnecessariamente. Assim, será possível produzir aproximadamente 500 porções individuais de comida aproveitando integralmente os ingredientes.