A digitalização dos bancos anda preocupando os deputados

A digitalização dos bancos anda preocupando os deputados

Por: Editor CM 2.268 views

Na próximo dia 5, deputados promovem uma audiência pública para discutir o fechamento em massa de agências bancárias. A "culpa" seria da digitalização

Um dos reflexos naturais da digitalização do setor bancário é justamente o fechamento de algumas agências bancárias – algo natural, uma vez que o consumidor tem acesso a uma grande quantidade de serviços oferecidos em um aplicativo de smartphone. No entanto, o assunto anda preocupando alguns deputados, que querem frear esse fechamento em série de bancos físicos.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

No próximo dia 5, a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados irá realizar uma audiência pública para discutir o fechamento de agências de bancos públicos. O debate foi proposto pelos deputados Valadares Filho (PSB-SE) e Erika Kokay (PT-DF).

Lógica economicista

Segundo os deputados, existe um descompasso entre a função pública dos bancos públicos e a visão empresarial bancária privada. “No discurso da Federação Brasileira de Bancos, as agências físicas deixam de existir em favor do atendimento digital. Porém, tal lógica economicista não se aplica ao Nordeste, Norte e Centro-Oeste, particularmente no que diz respeito às pequenas cidades”, dizem eles no requerimento da audiência.

De acordo com a Agência Câmara, no primeiro trimestre deste ano, o Banco do Brasil fechou 563 agências, a Caixa Econômica Federal anunciou o fechamento de 120 e o Banco do Nordeste do Brasil fechou 19”.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.