4 pontos cruciais para a inovação levar uma empresa ao sucesso

4 pontos cruciais para a inovação levar uma empresa ao sucesso

Por: Mariana Lima 2.684 views

Para estabelecer processos realmente pautados pela inovação, é preciso conhecer algumas características essenciais do mercado. Entenda

A inovação está no discurso de todas as empresas do mundo, mas o amargor da crise ainda atrapalha o processo aqui no Brasil. Afinal, como arriscar tanto em uma época de necessidades de cortes de custos?

Gustavo Oliveira, Head de Design e Inovação da UX Lab na TOTVS, dá dicas para evitar falhas nesse processo. Segundo ele, 96% dos erros na tentativa de inovação acontecem porque a empresa tira seus clientes do centro da criação do processo inovador.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

“Essas tentativas não trazem o retorno necessário porque achamos que é mais fácil pensar em um novo procedimento tirando o cliente da criação, quando na verdade, por ser o motivo da mudança, precisaria estar no centro e acompanhando tudo desde o começo”, diz.

Para evitar erros, o especialista destaca cinco pilares para que a inovação dê certo:

1. Pense na experiência

Que os clientes exigem hoje a melhor experiência possível com a marca, todas as empresas já sabem. O problema, segundo Oliveira, é a dificuldade dos empresários em entender como preparar essas experiências.

“É comum pensar primeiro em investir em tecnologia, mas nem sempre são as ferramentas tecnológicas que proporcionarão a melhor experiência. Os empresários precisam conhecer melhor o seu cliente e usar a criatividade para atendê-lo”, diz.

2. Estimule a criatividade

Para estimular a criatividade entre os colaboradores, Oliveira defende que todos deem um passo atrás.
“Há pesquisas que comprovem que a sociedade molda as pessoas o que faz com que percamos a criatividade com o passar dos anos. Antes de pedir ao seu funcionário que ele pense fora da caixa, não o obrigue a trabalhar em um sistema fechado e que desestimule a criatividade”, diz.

3. Crie espaços de colaboração

A colaboração é outro ponto que deve ser reaprendido com as crianças. O especialista da Totvs defende que as empresas estimulem trabalhos em equipes, com times multidisciplinares, que promovam a inovação e a troca de conhecimento.

“Criar espaços de colaboração constante é ideal para manter uma equipe motivada e criativa. Estimule trabalhos em equipe e transforme o ambiente para atender essa nova formação”, completa.

4. Entenda a necessidade das pessoas

O principal fator de sucesso de inovação, segundo Oliveira, é entender as necessidades das pessoas. Nesse caso, colocar o cliente no centro do processo é indispensável para a inovação dar certo.

“Descobrimos o que as pessoas querem perguntando e observando elas, chamando os a colaborar. Depois, encontramos padrões e criamos protótipos, uma forma muito rápida e barata de testar o produto ”, diz.

Para Oliveira, as empresas precisam mudar de pensamento. “O lucro não deve ser mais o motivo para que a empresa exista, e sim o resultado; ele precisa agregar algum valor na vida do cliente”, completa.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.