Millennials estão interessados em uma satisfação que vai além do bolso

“No fim das contas, todas as pessoas, de todas as gerações, querem se sentir ouvidas, percebidas. Como humanos, prosperamos quando interagimos”

Por: - 8 meses atrás

Comprar on-line ou em lojas? Que pensamento antigo! Mas, essa foi a questão que eu tive que encarar recentemente, quando percebi que estava precisando muito de tênis novos, uma vez que os meus antigos estavam gerando dores nas canelas. Como a maioria dos Millennials, eu primeiro pesquisei na internet. Sites como o da Zappos e o da Amazon Prime oferecem frete gratis, contanto que você espere dois dias para receber a entrega. Mas, sem ter certeza de que o calçado serviria, fui a uma loja próxima.

Passei a hora seguinte conversando com colaboradores, testando diferentes modelos e marcas e correndo pelo quarteirão para testar cada um dos pares. Finalmente, encontrei meu tênis novo. Por mais que o preço em loja fosse U$ 20 mais caro, a loja oferecia uma garantia de 60 dias. Eu poderia usar o calçado para correr, andar, caminhar, entre outras atividades, por 60 dias e, se decidisse que eles não estavam bons, eu poderia devolver o tênis e receber o meu dinheiro de volta – sem responder a nenhuma pergunta. Eu nem precisaria da caixa! Isso é satisfação garantida.

Eu saquei meu cartão e saí da loja usando meu novo tênis, com minhas solas e minha alma renovadas. Além de ter um tênis novo, eu passei uma hora rindo, conversando e conhecendo novas pessoas na minha cidade – que já chamo de casa. Aquela experiência de “satisfação garantida” para a alma e para os pés não teria existido se a compra fosse feita pela internet.

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Compras em lojas físicas não são padrão para os Millennials. Nós amamos a facilidade das compras on-line, disponíveis 24/7, disponíveis em nossos celulares e computadores. Somos a geração que satisfaz grande parte das necessidades por meio de aplicativos. Nosso maior dilema não é se nosso tamanho está disponível na loja, mas quanto custa o frete.

Nós, Millennials, amamos compras on-line, porque elas não geram qualquer tipo de cansaço para encontrar o que precisamos de fato e para fazer comparações com mais facilidade. Um estudo recente da KPMG mostrou que “consumidores na Ásia, América do Norte e Europa Ocidental são mais propensos a comprar on-line, enquanto compras individuais no Leste da Europa, na Rússia, no Oriente Médio e na África são menos frequentes”.

Contudo, no caso da compra on-line, a interação humana é ausente – algo que percebo que é demandado pela minha geração. Millennials, tão dependentes da tecnologia no trabalho, às vezes se interessam pela oportunidade de construir relacionamentos, encontrar novas pessoas e encontrar uma comunidade.

Quanto mais nos conectamos à tecnologia, começamos a sofrer pela falta de conexões profundas, porque nos desconectamos da sociedade. Eu acredito que esse é o motive pelo qual há cada vez mais buscas por relacionamentos on-line e clubes recreativos. No fim das contas, todas as pessoas, de todas as gerações, querem se sentir ouvidas, percebidas. Como humanos, nós prosperamos quando interagimos e quando nos sentimos necessários.

Como é possível se reconectar com essa geração que, por mais que queira estar conectada tecnologicamente, anseia por se sentir conectadas? Para atrair Millennials para o seu negócio, repense sua loja, diante dos seus métodos. Volte para suas raízes e crie um ambiente que se assemelhe a uma forte comunidade. Com satisfação garantida para sua alma.