4 Dicas para poupar tempo e dinheiro ao fazer compras no supermercado

4 dicas para poupar tempo e dinheiro ao fazer compras no supermercado

Por: Tathiane Deândhela 8.171 views

“Com um planejamento simples das suas compras você consegue economizar muito tempo e dinheiro, que podem ser investidos de forma muito melhor em outra área da sua vida”

Ir ao supermercado pode ser uma experiência desgastante quando não nos planejamos. O pesadelo já começa ao procurarmos uma vaga no estacionamento, se estende pelas horas que passamos navegando pelos corredores à procura de produtos enquanto tentamos lembrar o que falta em casa e finaliza com uma espera interminável na fila do caixa (sempre acompanhada por uma conta estratosférica). Mas… E se eu te disser que é possível evitar todo esse desgaste?

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Com um planejamento simples das suas compras você consegue economizar muito tempo e dinheiro, que podem ser investidos de forma muito melhor em outra área da sua vida!   Quer descobrir como? Continue lendo que eu te conto!

1- Faça uma lista de compras por semana

De todas as dicas neste artigo, essa com certeza é a mais intuitiva. Entretanto, ela é também a mais ignorada pelas pessoas. Isso porque exige certo tempo e disciplina para fazê-la e porque muita gente se esquece de levar a lista consigo para o supermercado.

Mas com toda a tecnologia que temos atualmente, essa desculpa já não cola mais. Existem hoje diversos aplicativos de lista de compras para todos os sistemas operacionais mobile. Experimente e teste algumas variações e descubra qual deles mais se adapta à sua realidade.

Confira algumas sugestões:
●    Lista de Compras – SoftList
●    Lista de Compras
●    Lista de Compras Super Simples
●    Bring! Lista de Compras
●    Out of Milk Lista de Compras

Essa prática de anotar antecipadamente o que irá comprar é importante porque:

a.    Evita que você gaste dinheiro comprando coisas que já tem em casa ou que não precisa;
b.    Ajuda você a lembrar de tudo o que precisa comprar para evitar aquela sensação de raiva quando lembra que foi ao supermercado só para comprar papel higiênico, por exemplo, comprou tudo e acabou voltando sem ele;
c.    Permite que você se dirija diretamente para as sessões com os produtos que você quer comprar, reduzindo o tempo gasto no mercado;
d.    Facilita a comparação de preços.

Faça este pequeno esforço antes de ir às compras e descubra o quanto irá economizar com essa simples prática.

2- Faça suas compras pela manhã ou horários alternativos

Uma forma excelente de poupar seu tempo ao fazer compras é realizá-las no período da manhã, de preferência logo após a abertura do supermercado. Este é o horário mais vazio e permite que você escolha seus produtos com tranquilidade e de forma rápida. Se este horário não for viável para você, pesquise horários e dias da semana em que o supermercado esteja mais tranquilo. Dessa forma, haverá uma grande quantidade de vagas no estacionamento e os caixas estarão livres.

3- Prefira centros atacadistas

Centros atacadistas têm, em geral, preços mais em conta do que supermercados. E são, surpreendentemente, mais vazios também. Como seu público-alvo geralmente é focado no B2B, é fácil entender o porquê.

Mas atenção: nem sempre vale a pena desviar sua rota para frequentar um atacadista. Geralmente é recomendado quando você for fazer a compras do mês de fato. O volume é decisivo nestas horas. Faça as contas do combustível, desgaste do veículo, tempo gasto no trajeto…  Tudo isso conta na hora de escolher onde você fará suas compras.

4- Peça para outra pessoa fazer compras para você

Uma das dicas mais valiosas que sempre compartilho em meus treinamentos sobre Gestão do Tempo e Ferramentas de Produtividade é sobre a importância de delegar tarefas. Com sua lista de compras pronta e depois de ter avaliado qual é o melhor estabelecimento para adquirir seus produtos, peça a outra pessoa que vá no seu lugar.

Quando fazemos a pesquisa de preços com antecedência (e com a internet isso fica muito fácil), isso nos permite planejar um orçamento. Assim, não gastamos mais do que o necessário, sem passar vontade de comprar coisas a mais.

Outro motivo para pedir que alguém faça as compras por você é bastante intuitivo: você pode parar de perder tempo com algo tão trivial. Quanto menos focar em tarefas operacionais, mais tempo você terá para se dedicar a atividades importantes e estratégicas.

Se você não tem uma secretária ou alguém da família que possa delegar essa atividade, combine com seus amigos ou vizinhos um rodízio: uma semana ou mês ele faz as compras, na outra você vai. Simples e eficiente!

E você? Como economiza tempo e dinheiro quando vai às compras?

Compartilhe suas experiências nos comentários e ajude outras pessoas!

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.