Jovens gastam mais dinheiro com comida do que com roupas, diz estudo

Seria a queda da Nike frente ao Starbucks? Estudo realizado com jovens norte-americanos mostra uma mudança na jornada de consumo. Entenda

Por: - 5 meses atrás

Um estudo da Piper Jaffray publicado no portal eMarketer aponta que os adolescentes gastam mais dinheiro com comida do que com roupas. O resultado é consequência da mudança de comportamento dos consumidores no geral, com maior procura por experiência do que por bens de consumo. Os jovens têm liderado essa transformação, segundo as pesquisas.

Adolescentes americanos de renda média gastaram, segundo a Piper Jaffray, 21% do seu dinheiro em comida contra 19% em roupas. A proporção para adolescentes de alta renda foi de 24% contra 20%. A Starbucks lidera a preferência dos adolescentes, seguida por uma rede de fast-food de frangos fritos. No segmento de roupas, a campeã é a Nike, seguida pela Adidas.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

A idade média no estudo da Piper Jaffray era de 16 anos e a renda familiar média era de 66,3 mil dólares, o que presumivelmente é a renda dos pais. Segundo o portal, é provável que os adolescentes gastem mais do próprio dinheiro em comida. Os gastos com roupas acabam ficando muito mais na conta dos pais.

Gastos maiores

A pesquisa da Piper Jaffray mostra ainda que os gastos dos adolescentes aumentaram no último ano. Os jovens americanos estão gastando 6% a mais. A última pesquisa tinha apontado queda de 2% nos gastos na relação ano contra ano. Além de gastar mais, eles estão passando mais tempo comprando na internet. O tempo gasto em compras no ambiente digital passou de 17% no ano passado para 19%. Por outro lado, o tempo gasto em compras na loja física caiu de 41% para 38% neste ano.