Wecancer ajuda pacientes durante tratamento oncológico

Wecancer ajuda pacientes durante tratamento oncológico

Por: Leonardo Guimarães 1.313 views

Empresa criou aplicativo que deixa médicos e pacientes mais próximos. Wecancer coleta dados diariamente para acompanhar evolução durante o tratamento

O câncer é uma das principais causas de morte no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que serão 600 mil novos casos da doença em 2018, com 200 mil mortes estimadas. A doença também é conhecida pela agressividade no tratamento dos tumores e é durante esta etapa que uma nova empresa brasileira quer atuar: a Wecancer.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

A ideia da solução é auxiliar os pacientes com câncer por meio de um aplicativo, que promete ser o companheiro de quem precisa lutar contra a doença. Na plataforma, os pacientes podem relatar e entender melhor os próprios sintomas.

Como funciona

Ao baixar o aplicativo e se cadastrar, os usuários respondem perguntas sobre sintomas como falta de ar, confusão e dificuldade para caminhar, por exemplo. Ao fornecer os dados diariamente, o paciente vai criando um banco de dados durante seu tratamento.

plataforma fornece um histórico semanal ou quinzenal do bem-estar do usuário. Os pacientes podem acompanhar sua evolução através dos gráficos de cada sintoma. O app ainda dá dicas de bem-estar e sugere que os pacientes registrem sua gratidão por algo todos os dias. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android.

Integração com os centros médicos

Além de funcionar no empoderamento dos pacientes, que conseguem entender melhor os sintomas, o Wecancer também fornece os dados dos usuários para os médicos. A ideia é criar um prontuário virtual com as informações, um sistema que traz mais precisão na avaliação dos pacientes com câncer.

Os mais de 100 médicos que atuam na plataforma têm acesso a um painel exclusivo, pelo qual podem acessar de forma simples e intuitiva os dados gerados pelos pacientes. Cerca de dez hospitais e clínicas usam o aplicativo, que já tem 2,5 mil downloads e pretende chegar a 10 mil usuários em 2018.

Origem da Wecancer

A empresa foi idealizada pelo biotecnólogo César Filho, que perdeu sua mãe para um tumor. César e seus sócios, Lorenzo Cartolano (que também viu sua mãe ser vítima de câncer) e Pedro Souza fundaram a empresa em 2016, com o objetivo de tornar os tratamentos oncológicos mais eficientes.

César Filho explica que a Wecancer tenta combater a passividade de clínicas e hospitais com os pacientes: “acompanhar o quadro clínico e evolução do paciente durante o tratamento, que se prolonga por meses, é um grande desafio. Esta dificuldade faz com que instituições sejam passivas no cuidado e não saibam se o paciente está de fato aderindo ao tratamento ou apresentando pioras”.

O modelo de acompanhamento da empresa foi apresentado no maior congresso de câncer do mundo, que é organizado pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO). Segundo um estudo publicado por médicos e pesquisadores, a avaliação é de que o método pode prolongar em até sete meses a vida de dos pacientes.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.