Clientes da Visa podem pagar boletos pelo Messenger

Novidade está disponível apenas em Florianópolis, mas a expectativa é estender o projeto para outras cidades brasileiras no ano que vem

Por: - 3 meses atrás

Os moradores de Florianópolis já podem seus pagar boletos pelo Facebook Messenger. A novidade é fruto da parceria da Visa, Nexxera e Adiq que criaram um chatbot que auxilia no pagamento de contas de luz, água, condomínio, seguros e saúde com cartão de crédito. “Com advento da tecnologia, o consumidor está com outra expectativa em relação aos meios de pagamento. Hoje, você entra num carro compartilhado e sai sem colocar a mão no bolso. Por que não fazer o mesmo em outras áreas?”, questiona Eduardo Abreu, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Visa do Brasil.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

A solução foi desenvolvida com base em APIs plugadas diretamente nos sites de empresas, como Casan, Celesc, condomínios administrados pela Embracon, IPTU de Florianópolis e o Sinepe – Sindicato de Escolas Particulares de Santa Catarina, representado pelo Colégio Antônio Peixoto. “A gente escolheu Florianópolis por ser um polo digital e de tecnologia. A ideia é aumentar o número de parcerias na capital catarinense para depois expandir o projeto para outras cidades no ano que vem”, afirma.

O funcionamento é simples. O consumidor pode usar o QR code disponível em sua conta para acessar o chatbot ou simplesmente “chamar” o perfil “Pague suas contas” no Messenger. Após digitar o CPF e confirmar outros dados pessoais, o robô identifica as contas associadas ao seu nome e permite realizar o pagamento dentro do próprio Messenger do Facebook, por meio do Visa Checkout.

“Nosso intuito é disponibilizar diversas formas de pagamento para os consumidores poderem escolher os que mais têm a ver com eles: pode ser cartão, relógio, pulseira, chatbot… no fundo, queremos que eles tenham a melhor experiência”, acrescenta o executivo.