Estudo indica que eleições não brecaram investimentos em marketing

Pesquisa elaborada pela Intelligenzia aponta que, mesmo diante de contexto de incertezas por conta das eleições, investimentos em marketing não recuaram

Por: - 1 semana atrás

Embora seja um ano marcado por tensões políticas e incertezas, 2018 não freou os investimentos de marketing. Isso é o que revela o levantamento “O Status do Marketing B2B no Brasil”, realizado pela Intelligenzia, agência brasileira com foco nas empresas B2B.

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Aproximadamente 80% dos entrevistados abordados no estudo afirmaram que não tiveram sua verba de marketing reduzida ao longo do ano devido à instabilidade política e o clima de eleições. Mais da metade das companhias não apresentaram mudanças em relação à verba de marketing, de modo que em alguns casos tiveram, inclusive, um aumento de orçamento em 2018.

Realizada entre os meses de maio e agosto, a pesquisa contou com a participação 320 entrevistados, a maioria composta por profissionais atuantes nas áreas de Marketing e Comunicação. Pelo menos 42% dos respondentes trabalham em empresas classificadas como de “grande porte”, de acordo com os critérios estabelecidos pelo IBGE. As médias, pequenas e microempresas representam 58% dos entrevistados.

Foco nos leads

Na versão de 2018, o estudo revelou que o marketing segue como recurso fundamental na ampliação de oportunidades, em especial neste cenário de incertezas geradas pela crise econômica. Prova disso que é que 67,5% dos respondentes da pesquisa citaram desenvolvimento de uma estratégia de atração e gestão de leads como ponto de foco dos recursos em 2018.

Outro dado interessante do levantamento foi a evolução, mesmo que tímida, no nível de maturidade das organizações em relação às estratégias de marketing. No estudo anterior, cerca de 52,9% dos entrevistados afirmaram que entendem, de maneira clara, quais são os principais pontos para a consolidação do marketing digital, de modo que este ano, 68,4% confirmaram o mesmo.