Prêmio Conarec

O ESTUDO

O que é uma empresa notável?

A Consumidor Moderno publicou em 2017 diversos estudos voltados ao entendimento das múltiplas facetas das empresas brasileiras sob diferentes dimensões e aspectos.

Em função da paralisia política e econômica que dominou o País desde 2016, que promoveu uma queda significativa do poder de compra e um aumento do desemprego, algumas companhias tiveram de assumir riscos em meio à crise, preocupando-se em como manter a fidelidade do consumidor. Neste contexto, as empresas mostraram que é possível manter a condução de seus negócios de modo eficiente: ao primarem por sua imagem no mercado, buscando a excelência na prestação de serviços e também na proteção do seu valor.

O estudo Empresas Notáveis, desenvolvido pelo Centro de Inteligência Padrão ­– CIP, chega em 2018 à quinta edição com o propósito de analisar de forma sistêmica o desempenho das empresas em 2017 e mostrar o que é uma performance consistente e equilibrada, e como isso pode alçar uma empresa à excelência.

Para a execução do estudo, são utilizados estudos e pesquisas realizados em parceria e sob a coordenação técnica dos principais núcleos de pesquisa e consultorias do País (OnYou – Mystery Shopper, Officina Sophia, DOM Strategy Partners e A Ponte Estratégia). São coletados, com base nesses estudos, dados primários e secundários que possibilitam a elaboração de panoramas sistêmicos sobre a atuação e percepção das empresas em direcionadores e dimensões, dentre os principais segmentos da economia brasileira.

Para que as empresas dos 26 setores contemplados no estudo sejam analisadas de forma mais consistente, a fim de avaliá-las por diferentes ópticas, foi priorizada a criação de três dimensões: Branding, Investimentos e Valor. Cada dimensão constitui-se por direcionadores específicos.

Em Branding, a empresa é avaliada pelo reconhecimento de sua marca e pela imagem que ela passa ao seu público, segundo os direcionadores de Amor, Reputação e Respeito.

Em Investimentos, avalia-se a concretude dos investimentos que foram feitos pelas empresas em prol de melhorias de seus produtos e serviços, com condução dos direcionadores de Serviços ao Cliente e Inovação.

Na dimensão Valor, as empresas são avaliadas pelo desempenho financeiro e a capacidade de geração de valor, com Valor Produzido e Performance como direcionadores-base.

Para que sua empresa seja considerada Notável em seu segmento, ela precisa destacar-se de maneira conjunta nas três dimensões contempladas, isto é, ter uma performance equilibrada e com qualidade em todos os aspectos do reconhecimento.

METODOLOGIA

O estudo propõe-se a analisar, sob ópticas pertinentes de cada negócio, o desempenho de empresas de 26 setores. Para isso, são consideradas três dimensões no reconhecimento: Branding, Investimentos e Valor. Estas, por sua vez, têm como base direcionadores que avaliam especificamente os principais aspectos de uma empresa reconhecida no mercado.

Em Branding, a proposta é avaliar o quão notória é a marca e qual é a imagem passada ao seu público, segundo os direcionadores de Amor, Reputação e Respeito, que, respectivamente, são mensurados nos estudos “Marcas mais Amadas do Brasil”, “Reputation Index” e “Empresas que mais Respeitam o Consumidor”.

Investimentos é a dimensão que mensura a concretude e eficácia dos investimentos realizados no exercício, a fim de aprimorar seus produtos e serviços. Seus direcionadores são Serviços ao Cliente e Inovação, frutos dos respectivos estudos: “Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente” e “Empresas Mais Inovadoras na Prestação de Serviços ao Cliente”.

Por fim, em Valor, em que são definidos o desempenho financeiro e a geração de valor pelas empresas, os direcionadores são Valor Produzido e Performance, cujos indicadores estão presentes nos estudos “Mais Valor Produzido (MVP)” e “Performance Index”, que compõem o MVP.

ESTUDOS INSTITUTOS DE PESQUISA E CONSULTORIAS DIRECIONADORES
Marcas Mais Amadas do Brasil Officina Sophia Amor
Reputation Index DOM Strategy Partners Reputação
Empresas que Mais Respeitam o Consumidor A Ponte Estratégia Respeito
Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente OnYou – Mystery Shopper Serviços ao Cliente
Empresas Mais Inovadoras na Prestação de Serviços ao Cliente DOM Strategy Partners Inovação
Mais Valor Produzido (MVP) DOM Strategy Partners Valor Produzido
Performance Index DOM Strategy Partners Performance
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Os direcionadores e o conjunto de dimensões montam uma estrutura capaz de comparar os players do mercado dentro de seu segmento e entre segmentos distintos. Esta metodologia, que permite análises sistêmicas do mercado brasileiro, apresentada pela primeira vez em 2015 (na segunda edição do estudo), foi mantida nesta edição.

Em Empresas Notáveis, foram utilizados pesos diferentes a cada direcionador do estudo, seguindo tanto sua maturidade de mercado como o âmbito da metodologia. Desta forma, dimensões que contêm estudos de maior maturidade, como o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, ou que simplesmente contemplam um maior número de estudos, são as que terão maior peso no resultado final.

No estudo, foram analisadas mais de 300 empresas, contemplando 26 segmentos: Alimentos; Automóveis; Bancos; Bebidas; Companhias Aéreas; Conteúdo; Construtoras & Incorporadoras; Convergência Fixa; Convergência Móvel; Cosméticos e Higiene Pessoal; Eletrodomésticos; Eletrônicos; Energia Elétrica; Indústria Farmacêutica; Medicina Diagnóstica e Laboratórios Farmacêuticos; Postos de Combustíveis; Saúde; Seguros, Previdência e Capitalização; Serviços Digitais; TV Digital; Varejo – E-commerce; Varejo – Eletroeletrônicos e Móveis; Varejo – Farmácias; Varejo – Redes Alimentícias e Fast-food; Varejo – Super e Hipermercados; e Varejo – Vestuário e Lojas de Departamento.

O estudo não considera, individualmente, empresas pertencentes a grupos e redes. Por exemplo, em Varejo – Super e Hipermercados não serão avaliados Pão de Açúcar e Extra, mas sim Multivarejo.

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Contato

Para mais informações sobre o estudo
“Empresas Notáveis”, contate o Centro de Inteligência Padrão
– CIP – pelo telefone: (11) 3125 2280, ou no e-mail:
aline@gpadrao.com.br.

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