Pesquisar
Close this search box.
/
/
OmniChannel: a obrigação dos varejistas de e-Commerce em 2014

OmniChannel: a obrigação dos varejistas de e-Commerce em 2014

Não é apenas a tecnologia que contribui para a constante mudança da visão de negócios centrada no canal de vendas para uma visão centrada nas demandas do cliente final. Também é necessária a mobilização da equipe de vendas dos respectivos varejos

Ao iniciar o ano, sempre reservo um tempo para analisar os últimos 12 meses e identificar as grandes mudanças do varejo global. Neste período de ?reflexão?, notei que o fato mais significativo foi que a tecnologia OmniChannel deixou de ser uma opção e passou a ser uma obrigação para os varejistas. Ou seja, não é apenas mais um recurso para aumentar a competitividade, mas sim a única forma de ser eficiente na estratégia de negócios.

E digo mais: OmniChannel é a única forma de sobrevivência em um mercado cada vez mais acirrado, uma vez que a integração do comércio físico, comércio online e comércio móvel oferece ao cliente uma experiência de compra persuasiva e diferenciada, enquanto permite ao varejista uma ?visão única? das informações sobre clientes, estoque de produtos e vendas.

Durante todo o ano de 2013, vi esta tendência se tornando realidade, o que me faz ter a certeza que o cenário ganhará ainda mais força em 2014. Um exemplo é a ação ?Click and Collect?, na qual o cliente compra online e retira o produto na loja física, que tornou-se parte fundamental dos processos de e-commerce. Outro exemplo é o crescimento da interação dos consumidores por meio de dispositivos móveis, uma vez que eles fazem suas pesquisas de marcas e produtos utilizando tablets ou smartphones para, posteriormente, finalizar suas compras nas lojas físicas. Por fim, vi que as redes sociais também se tornaram importante ?instrumento? de fidelização (ou destruição) das marcas, pois os consumidores utilizam cada vez mais as avaliações e comentários compartilhados nas redes como forma de auxílio para decidir se irão comprar ou não determinado produto.

Fatores mais importantes para o e-commerce em 2014

1.     Sistemas Corporativos: Durante muito tempo, os varejistas mostraram-se relutantes para adquirir sistemas corporativos, utilizando-se de sistemas com estrutura obsoleta, alguns até com 20 anos de existência. Tudo isso para evitar custos. Mas este cenário também já tornou-se coisa do passado, já que a tecnologia OmniChannel criou uma série de processos de negócios indispensáveis no comércio, podendo ser aplicada em todas as unidades ou departamentos para aperfeiçoar a logística e, consequentemente, alavancar as vendas.

2.     Análise de dados: Os dados também são fundamentais para as vendas online. Obtê-los e analisá-los de forma precisa resulta em otimização das ações de marketing, definição de preços e execução de outras estratégias, o que consequentemente contribuirá para reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente.

Apesar disso, não é apenas a tecnologia que contribui para a constante mudança da visão de negócios centrada no canal de vendas para uma visão centrada nas demandas do cliente final. Também é necessária a mobilização da equipe de vendas dos respectivos varejos, de modo a oferecer os serviços cada vez mais personalizados de acordo com as demandas desse cliente. Essa é a melhor forma de eliminar as barreiras entre vendedores e compradores, uma vez que existem muitos pontos de contato para compras, obtenção de informações e demais interações que a facilitam a escolha por determinado tipo de produto e de determinada marca ou faixa de preço, entre outros aspectos.

Neste cenário, a inovação deve estar sempre entre as prioridades dos varejistas. Inclusive, as plataformas tecnológicas para e-commerce são sinônimas de inovação, uma vez que já são desenvolvidas para a prática do comércio OmniChannel ao fornecer informações em tempo real para ofertas, além de integrar todos os canais de vendaspara apoiar ações unificadas em lojas, sites e aplicações móveis.

Resumindo, em 2014 as palavras chave do e-commerce serão: otimização e inovação. 

Kees de Vos é diretor executivo de relacionamento com cliente da Hybris

 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]