Prêmio Respeito

O ESTUDO

O estudo “Empresas Que Mais Respeitam o Consumidor” chegou, em 2017, à sua 15ª edição. Realizado pela revista Consumidor Moderno sob a coordenação técnica da A Ponte Estratégia em parceria com a MindMiners e o Centro de Inteligência Padrão, o objetivo do estudo é identificar quais são as empresas que mais respeitam o consumidor, com base na experiência efetiva dos clientes. É publicado anualmente em detalhes na edição de dezembro da Consumidor Moderno, e apresentado oficialmente em um evento de reconhecimento no mesmo mês.

O estudo, que é pioneiro e exclusivo no mercado brasileiro, identifica os principais atributos que determinam como uma organização pode ser definida como uma empresa que respeita o consumidor. A avaliação aponta os níveis de respeito segundo a opinião direta do próprio cliente e premia as instituições mais citadas. Por isso, esse reconhecimento representa a máxima condecoração das empresas comprometidas com esse atributo.

Nesta edição, os drivers mais importantes que uma empresa apresentou para ser considerada a que mais respeita o consumidor em seu segmento foram:

  • Produtos de boa qualidade e variedade de produtos;
  • Preços atrativos, promoções e ofertas vantajosas;
  • Resolução das necessidades, das solicitações e/ou das reclamações dos clientes;
  • Loja física: boa estrutura/ambiente;
  • Atendimento ágil.

METODOLOGIA

O estudo conta uma abordagem quantitativa, baseada na aplicação de um questionário on-line. A coleta foi realizada no período de outubro a novembro de 2017. Foram entrevistados consumidores com as seguintes características: homens e mulheres com acesso à internet, de Classes A, B, C e D (Critério Brasil), maiores de 18 anos.

Cada indivíduo respondeu até seis segmentos dos quais é usuário, tem experiência e teve contato efetivo. Desta forma, mensuramos a real experiência do cliente, e não apenas a percepção ou imagem de respeito por cada empresa.

Após a identificação das empresas, o entrevistado respondia à seguinte pergunta: O quanto você considera que esta empresa respeita o consumidor? A média do Respeito é calculada a partir das notas dadas para cada empresa.

Cada entrevistado respondeu também às seguintes questões sobre os segmentos com os quais é usuário efetivo:

  • O que uma empresa ou fabricante de produtos ou serviços tem de fazer ou ter para ser respeitada pelo consumidor?
  • No geral (pensando em todos os segmentos) sob o ponto de vista do entrevistado, qual é a empresa que mais respeita o consumidor?



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