A economia do relacionamento: Prêmio CM de Excelência em Serviços ao Cliente

Para reconhecer as melhores práticas de relacionamento com os clientes, o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, reúne empresas de diversos setores em uma festa que celebra a boa prática e a sinergia entre os elos do mercado de consumo

Por: - 49 anos atrás

Por que investir no relacionamento com o cliente? Porque aquele agente que outrora fora mero receptor do que o mercado poderia oferecer, hoje gera suas próprias demandas e força empresas a agirem de acordo com as suas necessidades e vontades, o consumidor.

Também porque a mobilidade transformou o ato de consumir em algo extremamente social e colaborativo. Portanto, hoje um consumidor insatisfeito se transforma automaticamente em propaganda negativa espontânea que pode atingir a centenas de outras pessoas. Hoje as reações positivas ou negativas estão redefinindo o modelo de negócios das empresas.

Para reconhecer as melhores práticas de relacionamento das empresas em relação aos seus clientes, o 15º Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, reúne empresas de diversos setores em uma festa que celebra a boa prática e a sinergia entre todos os elos do mercado de consumo. Veja o vídeo em comemoração aos 15 anos do prêmio.

 

Para exemplificar a mudança em todos os setores, Felipe Mendes da GFK relembra que no mesmo ano em que a kodak abriu concordata, o Instagram foi comprado por milhões.”Isso nos mostra a diferença entre evolução e transformação”, diz antes de apresentar uma pesquisa realizada pela empresa, que mostra em gráficos a diferença do bom relacionamento para o mundo corporativo.

Porque na era do diálogo, quem sabe entender o que seu cliente fala ganha não só o reconhecimento do setor, mas também o engajamento daquele que se tornou o seu ativo mais importante, o consumidor.

“O cliente é o principal ativo de uma empresa e seus serviços têm que atender a necessidade deles”, diz Ricardo Floresta, diretor de atendimento da Claro.

O prêmio é o mais importante, valorizado e prestigiado reconhecimento às empresas que priorizam o consumidor no Brasil, pela transparência na interação nos diferentes canais de contato.

Uma pesquisa da GFK, apresentada com exclusividade na premiação, apontou que ter uma área exclusiva de Gestão Integrada do Cliente é um diferencial para o desempenho, porém, a área de Gestão de Redes Sociais também é estratégico ao passo em que tem enorme potencial de transformar um atendimento passivo em ativo.

Diversas empresas já utilizam esse prêmio para valorizar a remuneração e o reconhecimento de seus executivos e profissionais, contribuindo para a melhoria do clima interno e até mesmo aperfeiçoando a autoestima dos colaboradores. Além disso, essa conquista pode ser uma ferramenta de marketing e de geração de valor agregado para as marcas, o que, atualmente, é um dos principais fatores de engajamento dos consumidores.

?Que a experiência bem-sucedida das empresas aqui reunidas seja disseminada, viralizada e magnificada como melhor prova e exemplo de que o Brasil sabe fazer as coisas, sabe cumprir prazos e pode fornecer uma experiência de qualidade aos seus clientes?, diz o Publisher da revista Consumidor Moderno, Roberto Meir, que deu início à premiação ao som de Satisfaction, dos Rolling Stones. “O que eu proponho e o que eu desejo do fundo do coração é ver mais e mais empresas nas páginas de Consumidor Moderno, de Veja e de todas as mídias deste país mostrando um Brasil que teima em dar certo. Um Brasil repleto de casos de sucesso e de empresas que se esforçam em ser cada vez mais e melhor. Um Brasil de empresas que reconhecem o seu potencial e que valorizam o seu consumidor”, diz o publisher.

Luiz Eduardo Baptista, presidente da Sky afirma que o bom atendimento ao consumidor não pode ser feito com ações isoladas, mas, sim, parte do cotidiano. “Visamos o bom atendimento todo dia, essa é a maior recompensa e o reconhecimento por um prêmio como esse é a consequência desse trabalho”.

O grande prêmio da noite, empresa do ano foi dado à Mercedes-Benz. Veja a lista com todos os vencedores:

A premiação contou, neste ano, com a presença da cantora Maria Gadú e contou com o patrocínio de empresas como A&C, Alert Brasil, Algar Tech, Almaviva, Altitude, Aspect Atento, Avaya, Claro, Direct Talk, Interactive Intelligence, Mercedes-benz, Nice, Plusoft, Sky, Teleperformance, TIM, Tivit, Vocalcom, Voxline.