A importância de tuitar em tempo real

O Twitter revelou esta semana um novo estudo sobre a relação internautas e televisão.

Por: - 50 anos atrás

Uma pesquisa do microblogo com usuários revelou que 66% deles gostam de ver Tweets sobre TV nas contas oficiais dos programas, sendo  61% de atores/elenco, 35% da conta oficial do programa e 24% de jurados/apresentadores.

Com a chegada de uma nova temporada de estreias na TV americana, o Twitter quis investigar maneiras de medir os benefícios a médio e longo prazo de tuitar ao vivo. O site analisou dois grupos semelhantes de programas (por exemplo, dramas ou reality shows) da temporada americana de 2013-2014: um que implementou a prática de tuitar ao vivo regularmente e outro que não fez isso.

O site então analisou cada programa para entender como os episódios em que foram feitos tweets ao vivo se comparavam em níveis de conversa no Twitter com os episódios que não tiveram posts ao vivo. Com esses dados, o site afirma ter avaliado o impacto quantitativo de se tuitar ao vivo durante o período de exibição.

Tuitar ao vivo aumenta a conversa no Twitter

Segundo o Twitter, uma pergunta frequente dos parceiros é “Como aumentar o volume de conversa em torno do meu programa?”. Uma das maneiras mais poderosas e diretas de gerar conversa sobre um programa no Twitter é ter estrelas da atração engajadas no microblog, especialmente durante a exibição.

O Twitter descobriu que programas em que membros do elenco tuitam ao vivo durante a estreia tiveram 64% mais tweets naquele dia quando comparados a programas que não fizeram nada. Atrações que tuitaram ao vivo da conta oficial também tiveram um aumento de 7% em relação aos que não fizeram nada.

Tuitar ao vivo aumenta a taxa de crescimento de seguidores

Além de aumentar o volume de tweets sobre um programa, tuitar ao vivo pode contribuir para a construção da audiência no Twitter. Quando um programa está no ar, há um aumento de 6,5 vezes na taxa de seguidores na conta oficial da atração quando eles não tuitam ao vivo.

Já quando um programa que tem posts ao vivo, isso aumenta 15%, para 7,5 vezes. Para o elenco, as contas dos atores vão de um crescimento de 3,7 vezes na taxa de seguidores quando não tuitam ao vivo para 12,2 vezes ? um aumento de 228%.

Quando o assunto é gênero da atração, o Twitter concluiu que séries de comédia com o elenco que tuita ao vivo tiveram o maior crescimento em porcentagem. Em todos os gêneros, ter o elenco tuitando ao vivo levou ao maior crescimento de seguidores (em comparação à conta oficial do programa).

Confira o infográfico sobre o estudo (em inglês):

TV-Earned-Audience-Infographic 5.7.14

* Via Adnews