Alta do cacau puxa preço dos ovos de Páscoa

Tonelada do cacau, que custava R$ 2 mil em abril do ano passado subiu para R$ 3 mil nesse ano

De acordo com o chefe de estratégia de commodity do Saxo Bank, Ole Hansen, o aumento de 50% no preço do cacau é apenas um dos motivos para a alta no preço dos ovos de Páscoa. O problema é bem mais embaixo: nos últimos cinco anos, abril é o único mês que tem mostrado retorno positivo nas vendas. Fatores sociais também influenciaram no valor do produto final. 

“O mundo inteiro depende, basicamente, de três países para a compra do cacau: Costa do Marfim, Gana e Indonésia. Às vezes não há o suficiente para atender a todos os mercados”, explica. O Saxo Bank atende a clientes em mais de 180 países, e as plataformas de negociação do banco estão disponíveis em mais de 20 idiomas.

Na mesma toada, a pesquisa realizada pela plataforma PiniOn, também indica que o os ovos de páscoa estão mais caros este ano. Para os 1.500 entrevistados na pesquisa, Cacau Show e Kopenhagem estão entre as marcas preferidas, seguidas da Lindt, Nestlé, Lacta e Ferreto. Desse total, 76% irão manter a tradição religiosa e se reunirão com a família no domingo de Páscoa. Mais da metade disseram que comerão bacalhau.

Outra empresa, a Virtual Gate, acaba de concluir um estudo sobre o movimento nas lojas durante a Páscoa. Analisando os últimos três anos, ela descobriu que o fluxo de clientes na Páscoa deve aumentar 10% nos próximos dias. Isso em relação às às três semanas anteriores dos últimos dois anos. A Virtual Gate fornece soluções para o aumento de faturamento dos varejistas. Nesta pesquisa, 1200 lojas foram analisadas em todo o país e relaciona o período de 22 dias que antecederam a Páscoa de 2012 e 2013, assim como os sete dias posteriores.

O tíquete mínimo é de R$ 51 e o máximo, R$ 100,00. Mas 21% gastarão um pouco mais: entre R$ 101 e R$ 150. O PiniOn é uma plataforma que capta a opinião a respeito de marcas e temas diversos, bem como insights criativos de seus usuários durante o momento de consumo. 

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