As últimas impressões do Mundial da FIFA no Twitter

Pesquisa da Almawave demonstra que o sucesso esportivo do Mundial acabou colocando outros temas mais sensíveis, como organização, economia e temas sociais em segundo plano

Em uma parceria inédita com a Almawave, braço tecnológico do grupo italiano Almaviva, Consumidor Moderno apresentou, durante toda a Copa 2014, um relatório diário com os temas mais comentados no Twitter sobre o Mundial em seis idiomas (português, inglês, espanhol, italiano, francês e alemão).

Diariamente, nosso leitores tiveram uma cobertura diferente do maior torneio de futebol do mundo: em vez dos placares, gols e notícias sobre os atletas, desvendamos o comportamento dos usuários do Twitter em relação ao evento. Os temas mais citados, os atletas mais mencionados e os treinadores mais presentes nas discussões online foram revelados por meio da ferramenta IrideWare da Almawave.o vice-presidente do conselho de administração da Almawave no Brasil, Giulio Salomone

Passado o período do Mundial, a Almawave nos forneceu um estudo final dessa análise no Twitter (logo abaixo) e uma entrevista exclusiva com Giulio Salomone, VP do conselho de administração da Almawave do Brasil, sobre a performance da ferramenta e os principais aspectos dessa solução para empresas interessadas no monitoramento digital de seus clientes em tempo real.

CM – A performance da ferramenta da Almawave superou as expectativas após seu período de aplicação no Mundial da FIFA?

Giulio Salomone – Com certeza. Esta iniciativa foi um case bem sucedido da Almawave, no sentido de mostrar como o monitoramento das redes sociais em tempo real pode resultar em informações fundamentais para todo e qualquer cliente. A ferramenta IrideAware demonstrou que é uma ótima solução para realizar diferentes análises, como avaliar tendências dos clientes, fazer interpretação imediata do sentimento dos usuários e mensurar pontos positivos e negativos, de acordo com cada situação. Também foi possível mostrar outra particularidade da solução IrideAware, que é sua capacidade de customização. Nossos clientes atuam em setores diferentes com realidades diversas. Para atendê-los, foi necessário criar um serviço customizado e eficiente, capaz de fazer as mais diversas leituras, incluindo, neste caso, aos temas relacionados à Copa do Mundo.

O que a empresa extraiu de mais importante nesse período que pode ajudar na evolução da IrideAware e de outras aplicações para redes sociais?

 Este foi um case importante no sentido de comprovar que a interpretação das redes sociais, através da ferramenta IrideAware, permite uma mensuração imediata do que pensam os internautas. Este conceito pode ser amplamente aplicado. A difusão das redes sociais é um fenômeno global e a adoção de ferramentas sociais segue um caminho de maturação importante. Julgamos que, com a ferramenta IrideAware, a Almawave dá um passo a caminho do futuro, propiciando oportunidades de evolução para o atendimento ao cliente.
 
Fica nítido que, cada vez mais, as empresas devem estar atentas ao comportamento de seus clientes nas redes sociais, seja para melhorar seu relacionamento ou mapear comportamentos que ajudem em seus negócios. Qual seria o próximo passo nesses canais digitais que podem melhorar ainda mais essa performance?

O monitoramento das redes sociais em tempo real da IrideAware permite que empresas detectem as opiniões de seus clientes a respeito de seu serviço/produto, sendo importante na análise de evidências, fenômenos emergentes, simulação de cenários e realização de previsões. Isso, por si só, já é um fato novo no cenário brasileiro. Este tipo de solução é importante para o planejamento de estratégias, seja de curto, médio ou longo prazo. Acredito que o próximo passo será mostrar aos empresários o desafio de compreender o quanto o seu mercado já está online e que encontrará usuários receptivos nas redes sociais, com amplo potencial de novos negócios. Esta pesquisa da Copa do Mundo pode demonstrar o grande engajamento que o Twitter oferece.

Análise final do Mundial da FIFA em 140 caracteres

Se, esportivamente, Neymar foi importante na campanha da seleção brasileira durante o Mundial 2014, nas redes sociais, a popularidade do atacante se mostrou imbatível, superando a soma de citações de todos os demais atletas citados no Twitter. Segundo levantamento realizado pela Almawave, empresa de inovação tecnológica do grupo italiano AlmavivA, de cada dez tweets referentes a atletas brasileiros, cinco citavam Neymar.

A distância é grande já para o segundo colocado, David Luiz, que foi citado em 1 de cada 10 posts.

 
A maioria dos posts teve caráter neutro (64%), mas o sentimento negativo chegou a 22%, tendo crescido após a eliminação brasileira para a Alemanha nas semifinais do torneio. Apenas 13% dos tweets registrados teve conteúdo negativo.

De acordo com o vice-presidente do conselho de administração da Almawave no Brasil, Giulio Salomone, a pesquisa demonstrou que o sucesso esportivo do Mundial acabou colocando outros temas mais sensíveis, como organização, economia e temas sociais em segundo plano. “Segundo o levantamento, mais de 87,7% das publicações, no período de 12 de junho a 13 de julho, foram relacionados ao aspecto esportivo do evento, enquanto 5% abordaram a imprensa/personagens, 4,2% a organização, 1,1% a economia e turismo, empatados, e 0,6% as questões sociais (incluindo criminalidade, pobreza, saúde e corrupção)”, explica.

Mesmo diante da nota alta que a FIFA concedeu ao Mundial, foi possível verificar que a maior parte das opiniões envolvendo o evento esportivo foi neutra (58%), mas os tweets negativos superaram os positivos (29%  contra 13%).

A questão econômica foi a que mais atraiu críticas, com 47,1% dos mais de 1,1 milhão de posts negativos. A queixa mais comum dos usuários é a respeito do grande montante investido para o evento esportivo, em comparação com o aumento do PIB praticamente nulo.

 

Por ter chegado à semifinal do campeonato, a Argentina foi a seleção mais popular do Mundial e conquistou 16,8% dos tweets. A rivalidade entre argentinos e brasileiros também pode ter potencializado a quantidade das menções na rede social.

 
O craque Messi, que recebeu a Bola de Ouro do torneio, foi o atleta mais comentado na rede social, com 10,7% do total de tweets, e deixou o brasileiro Neymar na segunda colocação com apenas 8,5% das menções.

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