Brasil é um dos que mais gasta água em bens de consumo. Saiba onde

Produtos como carne, papel, algodão e couro consomem mais água do que se pode imaginar para serem produzidos

Muito se fala sobre o desperdício de água, mas o precioso líquido transparente não é gasto apenas na sua forma original, afinal, é necessário para a produção de quase todos os bens de consumo do planeta, desde o tijolo da sua casa até a carne que vai para a mesa da família.

 

O Brasil está entre os que mais gastam água para produzir bens de consumo, segundo um estudo norte-americano publicado nesta semana na revista da Academia Nacional de ciências dos Estados Unidos (PNAS). A publicação coloca o Brasil em 4º lugar entre os países que mais usam água na produção agrícola e de bens de consumo, segundo dados do CicloVivo.

Conforme divulgado no estudo, as nações que lideram o ranking de maior uso de recursos hídricos são: China, Índia e Estados Unidos. Somados ao Brasil, estes quatro países gastam o equivalente a 38% de todo o uso de água na produção de bens do mundo.

Outro ponto analisado pelos pesquisadores foi o impacto que a exportação de produtos agrícolas tem na pegada hídrica local e global, o que eles chamaram de exportação hídrica virtual. Assim, foi possível avaliar como a dependência de produtos importados pode impactar outros países, que não o local em que serão consumidos. Nesta categoria, de exportador de água virtual, o Brasil volta a ocupar a quarta posição, atrás das mesmas três potências econômicas. Em relação à pegada hídrica individual, os brasileiros ocupam hoje a 21ª posição, com gasto médio diário de 5,5 mil litros por dia. O número ainda é acima da média internacional, de 3,8 mil litros, mas está aquém dos gastos efetuados pelos norte-americanos, de 7,8 mil litros diários.

Saiba quanto você gasta com alguns dos produtos mais consumidos no cotidiano, segundo informações do site Water Footprint:

{gallery}agua{/gallery}

 

Leia mais:

Carnaval pode ser mais sustentável e econômico

Evite a fuga de corrente elétrica e economize na conta de luz

Evite o desperdício de água nos dias quentes 
 

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

As IDENTIDADES do novo consumidor sem rótulos #CM25ANOS

Futuro incerto? O que pensam os futuristas em tempos de crise social

“Contágio” e outros filmes sobre epidemias para ver dentro de casa

Manu Gavassi e sua brilhante estratégia de branding. O que as marcas podem aprender com ela?

A ascenção das newsletters

VEJA MAIS