Brasil perde o título de maior desmatador do planeta

Graças à Indonésia, o Brasil não é mais o país com maior taxa de desmatamento do planeta. Relatório aponta que a Indonésia perdeu 840 mil hectares de massa florestal em 2012, devido à extração irresponsável da indústria  

Graças à Indonésia, o Brasil não é mais o país com maior taxa de desmatamento do planeta. Relatório da revista Nature Climate Change aponta que a Indonésia perdeu 840 mil hectares de massa florestal em 2012, último ano do qual se tem dados. O Brasil perdeu 460 mil hectares. A ilha de Sumatra, maior da Indonésia e sexta maior do mundo, tem mais de 70% de suas florestas derrubadas. Na Indonésia, estão 10% de todas as plantas do planeta, 12% dos mamíferos, 17% dos pássaros e 16% dos anfíbios-répteis.

A pesquisa aponta que o desmatamento no país asiático afeta florestas virgens, onde vivem tigres, rinocerontes asiáticos e orangotangos. Lá vivem algumas das espécies mais ameaçadas de extinção de todo o mundo.

Para tentar conter o desastre ecológico, o governo indonésio aprovou uma moratória em 2011 que protege as matas virgens. O problema é que a lei não abrange as que já vem sendo destruídas. Por isso, 98% da perda de florestas no país aconteceram na categoria desprotegida pela moratória.

Desde a mudança de século, a Indonésia perdeu pelo menos 15,79 milhões de hectares de massa florestal, puxados principalmente pelas indústrias de óleo de palma e de celulose. A Amazônia perde anualmente 113 mil hectares.


Leia mais:

Dá para viver sem comprar? Experiência mostra que sim

Unilever busca jovens para mudar o mundo

ONU informará impactos ambientais e sociais de produtos
 

 






ACESSE A EDIÇÃO DESTE MÊS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS