Campanhas do bem: publicidade com cunho social

Focada em publicidade de aspecto social e sustentável, a ACT Responsible reúne e incentiva campanhas

A publicidade foi vista durante muitos anos como um meio para que produtos e serviços chegassem ao consumidor. A demanda dos consumidores a transformou, entretanto. Hoje, a comunicação transmite mais do que aquilo que uma empresa pode oferecer e entregar.

Dentro desse cenário, incentivar o uso da publicidade para causas em benefício da sociedade é o foco da ACT Responsible. A organização reúne campanhas de conteúdo social e sustentável. Com base nisso, realiza até mesmo uma exposição no Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Foi lá, inclusive, que a iniciativa nasceu.

Emmanuel Publio Dias, embaixador da ACT Responsible no Brasil e vice-presidente da ESPM, afirma que neste momento as marcas assumem um papel político muito importante. ?É como se elas representassem o consumidor?, confirma. ?Hoje o consumidor se organiza e consegue ter sua voz multiplicada?.

Entre as agências que apoiam a iniciativa, estão as maiores do mundo. Dentro desse contexto, no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, agências foram reconhecidas pela sua atuação. Divididas em quatro categorias, (direitos humanos, solidariedade, educação e planeta) as campanhas foram escolhidas por visitantes presentes na exposição e também por votação on-line.

Na categoria Planeta, a campanha de maior destaque foi criada pela TBWASantiago Mangada Puno, para a Pacific Paint.
 

Em solidariedade, a Publicis Mexico se destacou com o anúncio Houses, feito para a companhia Banamex.

publi1

Na categoria Direitos Humanos, a proteção infantil foi o tema de destaque, com a campanha Children Protection, feita pela agência Spark para a Community Development Authority.

A campanha Auto Complete Truth, feita pela Memac Ogilvy & Mather para a United Nations Women, por sua vez, foi destaque no tema Educação.

publi2

 

Qual é a sua campanha preferida? Converse conosco sobre as campanhas ativistas no nosso canal no Facebook e no Twitter, sob a hashtag #PublicidadeSocial. Saiba mais também na edição de outubro da revista Consumidor Moderno.

*As imagens e vídeos foram extraídos do portal da ACT Responsible 

 

Leia mais:

12 crianças que não existiriam na propaganda de hoje

Slogan “Red Bull te dá asas” causa problemas com consumidor

Relembre as melhores campanhas de marketing no Orkut

 

 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS