Economize combustível em 25 passos

Algumas atitudes podem ajudar a economizar e, conseqüentemente, a aumentar a vida útil do veículo. Aplicativos também ajudam a calcular o gasto.

Por: - 50 anos atrás

Gastos com manutenção e combustível para os automóveis comprometem boa parte da renda das famílias brasileiras.

Alguns aplicativos, como o FlexMeter, GasRecord ((disponíveis para Android), BrasilFLEX e Apontador Postos (para iOS) podem auxiliar quem não quer ser refém da planilha para saber quanto o automóvel gasta.

Mas algumas dicas quando colocadas em prática podem ajudar a economizar combustível e otimizar o funcionamento de carros e motos.

 

1. Planeje melhor seus horários horários. Assim você evita trânsito, consequentemente, queima desnecessária de combustível.

2. Faça as contas de quanto seu carro consome com álcool e com gasolina, dependendo do veículo, há uma falsa impressão de economia ao abastecer o carro com o etanol ? e, dependendo do Estado, não vale mesmo a pena.

3. Livre-se do excesso de peso, que faz com que o motor precisa de mais força para rodar.

4. Acelere gradativamente, pressionando o acelerador de acordo com a necessidade.

5. Ao ligar o carro, não acelere. Se há alguma dificuldade para fazer pegar, é sinal de que o motor está desregulado.

6. Solte o acelerador antes de parar o carro, use o freio motor.

7. Não acelere quando estiver com o pé na embreagem, entre as mudanças de marchas.

8. Freadas e arrancadas bruscas aumentam o consumo de combustível. Procure manter uma velocidade constante.

9. Diminua a velocidade gradativamente quando o semáforo fechar. Evite manter a aceleração e frear bruscamente só quando estiver próximo ao cruzamento.

10. Não dirija em alta velocidade. O gasto a 100 km/h pode ser até 20% maior do que a 80 km/h.

11. Se ficar parado por mais de dois minutos no trânsito, desligue o motor. O consumo é maior do que desligá-lo e ligá-lo novamente.

12. Nas descidas, utilize a mesma marcha que seria necessária para subir.

13. A utilização do ar condicionado pode aumentar em até 20% o consumo de combustível.

14. Ao abastecer, verifique se a tampa foi devidamente fechada, evitando um possível vazamento. Se a vedação não estiver bem feita, a evaporação pode aumentar seu gasto com combustível.

15. Às vezes deixamos a rotação alta, 2ª ou 3ª marcha por exemplo a 60km/h ? à essa velocidade, uma 5ª marcha serve perfeitamente, sem perder velocidade.

16. Evite percursos curtos, o carro frio consome e polui mais.

17. Ao abastecer, não deixe que o frentista encha o tanque além do desligamento automático da bomba. O excesso pode transbordar, corroer a pintura do veículo e danificar o canister (filtro dos gases do tanque).

18. Procure estacionar sempre na sombra para evitar que o combustível evapore. Só abasteça em postos de confiança para garantir combustível de qualidade que não danifique o veículo.

19. Com o tempo, a gasolina pode oxidar e formar uma espécie de goma que se deposita no sistema. Gasolina aditivada ajuda a evitar e amenizar o problema. Verifique também o óleo lubrificante.

20. Embreagem patinando força o motorista a acelerar mais para fazer o carro andar.

21. Pneus calibrados, rodas balanceadas e direção alinhada otimizam o desempenho do automóvel.

22. Verifique periodicamente o estado dos cabos, velas e bobina. Um bom funcionamento da ignição é fundamental para a boa queima de combustível.

23. Mantenha o motor regulado. Carburador, distribuidor e sensores dos bicos de injeção deverão estar com manutenção em dia.

24. Verifique o estado do catalisador. Danificado, pode fragmentar-se em pedaços que dificultam a saída dos gases de escape.

25. Mantenha o filtro de ar limpo. Faça a limpeza sempre que enfrentar muita poeira e substitua-o conforme a recomendação do manual do carro.

 

Leia mais:

10 passos para manter o nome limpo

O elo perdido da liderança eficaz

Propaganda sem cara de propaganda