Festival de Cannes começa com a competição “Lions Health”

Brasil é o país com maior número de Leões O Festival Internacional de Criatividade de Cannes teve seu início neste sábado com um reconhecimento inédito: o Cannes Lions Health, destinado aos cases, ideias e campanhas voltadas para cuidados com saúde e bem-estar.

Apesar do Japão ter conquistado o Grand Prix, com o case “Mother book” da Dentsu-Nagoya, para o cliente Kishokai Medical Corporation, o Brasil foi o grande vencedor desta rodada: dos 55 Leões concedidos pelos jurados, o Brasil recebeu nove, ou 16,67% do total. Foram concedidos oito Leões de Ouro, 19 de Prata e 26 de Bronze.

A ideia geral que norteou essa categoria foi motivar e valorizar inspirações voltadas para a melhoria da qualidade de vida e a busca por um mundo melhor. Em tempos de consumo consciente, toda atitude, toda ação, mesmo que modesta, pode acabar influenciando positivamente indivíduos e comunidades.

Kathy Delaney, Chief Creative Officer da Saatchi & Saatchi Wellness – Pharma e Presidente do Júri do Cannes Health, declarou que o júri estava à procura de trabalhos que propusessem insights profundamente humanos, fortemente conectados com o público a ser impactado pelas ações de comunicação. "Um trabalho inovador, orientado à mudança de estilo de vida". O Cannes Lions também trouxe um Grand Prix para o Bem, em parceria com a United Nations Foundation (Fundação das Nações Unidas), que foi concedido para a campanha "Liga contra o câncer", da Leo Burnett colombiana.

Dentro das premissas do capitalismo consciente e de uma evolução natural do pensamento corporativo, que procura colocar o retorno social e o impacto de suas atividades em uma perspectiva mais orientada para a sociedade e não apenas para o acionista, o Cannes Lions representa um olhar mais maduro e necessário. É uma forma de enfatizar a perenidade de empresas e a implementação de valores corporativos sólidos, de um discurso baseado em verdade e autenticidade, além de propósitos e causas capazes de promover o engajamento dos públicos interno e externo. O bom desempenho do Brasil pode estar atrelado à nossa cultura peculiar, que enfatiza a inclusão de um grande contingente de consumidores e a percepção de que o setor privado pode fazer mais em prol do consumidor-cidadão. Pudemos ter uma visão dessa perspectiva na iniciativa “A Era do Diálogo”, promovida pela revista Consumidor Moderno em parceria com a Abrarec há dois meses.

Para conhecer todos os vencedores do Cannes Lions 2014, acesse www.lions-health.com. Acompanhe, no site de Consumidor Moderno e nas redes sociais, a cobertura especial ao vivo do Festival de Cannes 2014 até o próximo dia 22/06. A edição de julho da revista trará uma grande reportagem com a análise e os pontos de reflexão da edição 2014 do maior festival de criatividade e comunicação do mundo.

*Jacques Meir é diretor de Conhecimento e Inteligência de Negócios do Grupo Padrão.






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