Guloseimas para as crianças podem ser saudáveis

Mesmo com a rotina diferente e é necessário manter uma alimentação adequada, para garantir a saúde e bem estar deles. Por exemplo, é importante manter um padrão de fracionamento da alimentação, para que não fiquem muito tempo sem comer  

Por: - 50 anos atrás

Férias é a época mais gostosa do ano para as crianças. E isso inclui as guloseimas possíveis de serem deliciadas ao estar em casa. Mesmo com a rotina diferente e é necessário manter uma alimentação adequada, para garantir a saúde e bem estar deles. Por exemplo, é importante manter um padrão de fracionamento da alimentação, para que não fiquem muito tempo sem comer. Por isso, não deixe de chamar as crianças para fazerem um lanche no meio da manhã e no meio da tarde. Essa atitude é muito importante pra garantir a energia e os nutrientes necessários para que possam brincar tranquilas.

O Movimento Comer Bem é Tudo de Bom incentiva a diversão nas férias mas com cuidados com a saúde e nutrição, por isso preparou dicas especiais para os pais nesse período.

• Sucos de frutas são uma ótima pedida pra refrescar e hidratar as crianças no intervalo de suas brincadeiras. Prefira os sucos naturais, da própria fruta, que tem menos açúcar e aditivos que os sucos industrializados. Você também pode congelar os sucos em forminhas de picolé, e o suco vira um sorvetinho nutritivo. Outra bebida que faz sucesso com a criançada são as vitaminas de frutas com leite ou iogurte que podem ser servidas com canudinhos coloridos e bem geladinhas, até mesmo no café da manhã.
 
• Sanduíches feitos com ingredientes variados, como queijo branco, frango desfiado, requeijão, alface, tomate e cenoura ralada, podem ser feitos em pães de hambúrguer pequenos, que as crianças adoram. Existem as opções de pãezinhos integrais e até mesmo versões coloridas, feitas à base de vegetais, como pão de cenoura, abóbora, beterraba, espinafre, que são gostosos e ainda combinam bem com a estação.
 
. E na hora que der a vontade de comer um doce, que tal mini bolinhos? São uma delícia e há opções bem saudáveis e tão gostosas quanto aquelas cheias de açúcar e gordura que os pais querem evitar oferecer às crianças. Faça receitas variadas, substituindo parte da farinha de trigo branca por farinha de aveia, linhaça, ou farinha de trigo integral, isso aumenta a quantidade de fibras, que são muito benéficas. Use frutas, como banana e maçã, e até mesmo frutas secas e castanhas – os bolinhos ficam muito gostosos e mais nutritivos!
 
• Quem não gosta de pipoca? E tem a cara das férias, não? A pipoca, quando preparada com pouco óleo e não adicionada de quantidade exagerada de sal e outros condimentos ou manteiga é um snack saudável, pois é rico em fibras! Prepare com cuidado e deixe os pequenos se divertirem!
 
• Muito calor e o sorvete é frequente. Divirta-se, não prive as crianças de um sorvete gostoso, com coberturas, mas como não queremos que eles abusem, prepare picolés de suco de fruta em casa ou os famosos geladinhos: basta um suco de fruta natural colocado em um saquinho de plástico próprio, vendido em lojas de embalagens ou papelarias, e eles podem se refrescar ao longo do dia sem ingerir muito açúcar ou conservantes, aromatizantes, etc.
 
• E, claro, a hora do lanche pode ser uma nova brincadeira para os pequenos. Chame-os para botar a mão na massa, prepare bolinhos, lanchinhos com eles, pode ser muito divertido e uma ótima maneira de incentivar novos hábitos de alimentação, provando novos alimentos, fazendo nutritivas combinações e mostrando a eles como cada alimento é: sua cor, sabor, aparência e, claro, o gosto! E lembre-se: divirta-se e boas férias!
 
• O Movimento Comer Bem é Tudo de Bom é uma iniciativa da Alelo, empresa do setor de benefícios, para incentivar hábitos saudáveis no dia a dia. O Movimento conta com uma plataforma completa de ações de mídia, ativações, eventos, programa exclusivo para empresas e conteúdo completo no Portal Comer Bem e também em sua fan page no Facebook.