Leitor automático de documentos para deficientes visuais

Direcionada para empresas que atendem pessoas com deficiência visual, facilitando os processos para celebrar acordos e fechamento de contratos, a solução da VoxAge será lançada no Espaço Inovação do CIAB 2014

Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), há 1,7 milhão de brasileiros com deficiência visual. No entanto, estudos realizados pelo IBGE, dizem que esse número é maior: 11,8 milhões, dos quais cerca de 160 mil possuem incapacidade total de enxergar.

No relacionamento com empresas e o deficiente visual precisa de um atendimento especializado e ágil, além de uma maior atenção e cuidado no momento da apresentação e assinatura de um contrato. Com este foco, a VoxAge, desenvolvedora e fornecedora brasileira de soluções multicanal de relacionamento com o cliente, apresenta ao mercado sua ferramenta VOS Reader – leitor automático de documentos – direcionada para empresas que atendem pessoas com deficiência visual.

A solução, que visa melhorias no processo de inclusão social desse público, será lançada no Espaço Inovação, no CIAB FEBRABAN 2014 – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras. Esta é a terceira vez consecutiva que a VoxAge é escolhida pelo ITS (Instituto de Tecnologia de Software e Serviços) e pela FEBRABAN para expor no Espaço Inovação.

De acordo com Alberto Sampaio de Oliveira, diretor de Relacionamento com o Cliente da VoxAge, a ferramenta foi desenvolvida para atender esse público que enfrenta inúmeras dificuldades em seu processo de inclusão na sociedade, como acesso à informação, educação, cultura e mercado de trabalho. “Podemos incluir nesta lista a dificuldade dessas pessoas em firmar um acordo que envolve a assinatura de um contrato ou documento. Como garantir que uma pessoa com deficiência visual tenha acesso a todas as cláusulas de um documento ou contrato? O VOS Reader foi criado para atender melhor esse público, resolver o problema do acesso ao conteúdo dos documentos, facilitar os processos para celebrar acordos e fechamento de contratos, bem como trazer segurança para as empresas e seus clientes”, afirma.

O VOS Reader é aplicado para leitura de documentos nos atendimentos presenciais e pode ser implantado em empresas de todos os segmentos, que atendam o público deficiente visual e que necessitam da assinatura de um contrato/documento para prestação de serviço, como por exemplo, agências bancárias, seguradoras, clubes, empresas de planos de saúde, instituições de cobrança, imobiliárias, empresas de previdência, educação, entre outras.

Além da leitura fiel do documento através de tecnologia TTS (Text To Speech), a solução conta com recurso de gravação, possibilitando gravar a própria verbalização do documento, todo o diálogo entre o cliente e a atendente para esclarecimento de dúvidas e a concordância do cliente em relação aos termos e condições apresentados. Essas gravações podem ser armazenadas no servidor da empresa para serem resgatadas posteriormente. Também é possível fazer download do arquivo de áudio da gravação e disponibilizar uma cópia para o cliente e a ferramenta ainda permite a integração com sistemas de gestão utilizados pela empresa, como CRM e ERP, dentre outros.

Ao final, o cliente pode assinar digitalmente o arquivo com seu certificado digital a fim de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas.

A ferramenta também conta com o Speech Analytics (análise de discurso): um recurso que permite o cadastro prévio de palavras chaves que podem estar presentes nos diálogos gravados entre o atendente e o cliente como, por exemplo, “concordo”, “não concordo”, “dúvida”, “ficou claro”, “de acordo”, etc. Tal cadastro permite que em futuras pesquisas das gravações, as palavras chaves sejam apresentadas, indicando que elas ocorreram dentro do diálogo entre o atendente e o cliente.

Após o evento, o VOS Reader já estará disponível para comercialização, por meio de licença de uso.




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS