Procon notifica montadoras para regularização de recalls

Suzuki e Lifan deverão prestar esclarecimentos relacionados a recalls convocados nos últimos dias, por não informarem devidamente os riscos e implicações dos defeitos apresentados

A Fundação Procon notificou nos últimos dias as montadoras SVB Automotores do Brasil responsável pela marca Suzuki e Lifan Motors, para que regularizem seus comunicados de recall.

A SVB foi comunicada para que regularize o comunicado de recall veículos Suzuki Jimny, divulgado na imprensa. No texto, a empresa não informa os riscos e implicações que oferece à saúde e segurança dos consumidores, conforme determina legislação vigente.

A empresa convocou para seu recall nesta terça-feira, 24 de junho, os proprietários dos veículos acima mencionados, fabricados entre 26/12/2012 e 27/5/2014, com numeração de chassi final 100005 até 102838, a comparecerem a uma concessionária da marca, a partir de 30/6/2014, para substituição do parafuso de fixação do tirante auxiliar da suspensão dos eixos dianteiro e traseiro.
 
No comunicado, informa ter detectado a possibilidade de perda de aperto do parafuso de fixação do tirante auxiliar da suspensão. A utilização do veículo nessa condição poderá resultar no afrouxamento do parafuso, ruídos na suspensão do veículo, vibração do volante de direção e, em casos de uso continuado e extremo, o parafuso pode se soltar ocasionando a diminuição da capacidade de manobra do veículo.

A SVB recomenda que evitar a utilização do veículo em situações adversas e extremas e disponibiliza o telefone 0800 770 3380, o e-mail faleconosco@svb.com.br e o site www.suzukiveiculos.com.br para agendamento e mais informações.

Já a chinesa Lifan deve regularizar o comunicado de recall veículos SUV Lifan X60, divulgado na imprensa. No texto, a empresa não informa os riscos e implicações que oferece à saúde e segurança dos consumidores, conforme determina legislação vigente.

A Lifan Motors convocou, nesta sexta-feira 20 de junho, os proprietários dos veículos acima mencionados, fabricados em 2013, com numeração de chassi de 9UK64ED50D0015277 até 9UK64ED59D0021272 e de 9UK64ED5XD0015271 até 9UK64ED5XD0018056, a comparecerem a uma concessionária da marca para troca do flexível de freio traseiro.
 
No comunicado, a empresa informa que a peça pode provocar vazamento e perda do fluido de freio, prejudicando o funcionamento do sistema de frenagem e afetando a segurança do veículo.
 
A Lifan disponibiliza o telefone 11 2811-8517 e o e-mail cliente@lifanmotors.com. para agendamento e mais informações.

O recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.


Leia mais:

Toyota refaz recall iniciado em 2013

General Motors: mais recalls pelo mundo

Anvisa suspende lotes de Omeprazol e outros medicamentos
 

 

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS
Publicidade sidebar

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS