Produção de Nutella ameaçada por mudanças climáticas

Primavera chuvosa e cheia de geadas prejudicou as colheitas de avelãs

Por: - 49 anos atrás

 Um dos itens preferidos dos chocólatras, a Nutella, pode entrar em crise devido às mudanças climáticas. Uma primavera chuvosa e cheia de geadas prejudicou muito as colheitas de avelã na Turquia. O país é o principal fornecedor da matéria-prima para a Ferrero, empresa responsável pela fabricação da Nutella.

Devido ao meu tempo, os turcos tiveram a pior safra dos últimos dez anos. O impacto disso na produção do chocolate é enorme, já que são eles que produzem 70% de toda a avelã do mundo. O reflexo dessa situação pode ser sentido diretamente no bolso do consumidor, pois com a produção reduzida, os preços tendem a aumentar.

No entanto, em declaração ao jornal norte-americano The Huffington Post, um porta-voz da Ferrero garantiu que a colheita ruim ainda não prejudicou a produção na empresa. Mas, a marca já estuda buscar avelã de outros produtores para suprir a demanda.

Não são apenas as questões climáticas que têm preocupado a companhia. Assim como acontece com outros fabricantes de chocolate, a Ferrero utiliza o óleo de palma para produzir Nutella. A Nestlé já sofreu acusações de usar fornecedores que desmatam áreas que abrigam animais selvagens ameaçados de extinção. Para evitar o mesmo problema, a Ferrero garante ter 90% de suas compras provenientes de empresas com base em plantações responsáveis.

* Via CicloVivo

 

Leia mais:

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são, acentuam problema da rotulagem

10 alimentos cotidianos com alto teor de sódio

É possível descarbonizar o planeta até 2050