Relacionamento a favor do consumidor

Encontro da ABRAREC com algumas lideranças do setor de relacionamento de grandes empresa explicou o conceito e o real intuito do portal Consumidor.gov, que tem como intuito manter um canal direto entre o cliente e a empresa com supervisão do Governo Federal.

A tarde desta sexta, 15, foi marcada pela primeira reunião do Comitê de Relacionamento da ABRAREC sob coordenação de Renan Ferraciolli, ex-assessor-chefe e diretor de fiscalização da Fundação Procon-SP. O evento foi marcado pela presença de Lorena Tamanini, coordenadora geral do Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), que explicou aos participantes presentes sobre o conceito e o real intuito do portal Consumidor.gov, que tem como intuito manter um canal direto entre o cliente e a empresa com supervisão do Governo Federal. ?Precisávamos ampliar o acesso dos consumidores ao atendimento em relação a problemas envolvendo produtos e serviços?, explica Lorena.

O portal, que já está em sua quarta e última etapa de finalização, pretende manter total transparência para os consumidores, encontrando todos os dados a respeito das empresas, com informações sobre problemas e soluções. ?Dessa maneira, é possível analisar o desempenho da concorrência em relação ao trato com o cliente, por exemplo?, conta a coordenadora.

Melhorias de dentro para fora

A chegada de mais uma ferramenta para ajudar o consumidor na resolução de problemas vem como forma de incentivo para que as empresas melhorem os seus próprios SACs, é o que acredita Paulo Pompilio, diretor de relacionamento com cliente do Grupo Pão de Açúcar. Durante sua apresentação, Pompilio afirmou que os esforços devem se voltar para um avanço interno, para que o cliente passe a confiar mais no Serviço de Atendimento ao Consumidor de cada companhia. ?Se o problema for resolvido pelo SAC da empresa, com certeza o consumidor irá comentar com outras pessoas e isso se tornará algo positivo, trazendo maior confiança?, argumenta.

Para finalizar o encontro, Guilherme Porto, CEO da Plusoft apresentou algumas soluções para facilitar a relação cliente e empresa. ?Um bom exemplo é a criação de um Assistente Virtual Inteligente, ou seja, uma máquina recebe a informação e através de um banco de dados consegue prestar serviços como modificar data de pagamento, emitir segunda via e outros?, finaliza.






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