Tecnologia conecta crianças com câncer à família e amigos

Elo é o nome do urso que carrega um dispositivo que recebe mensagens de voz via WhatsApp. Cerca de 30 crianças internadas com câncer no Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, já receberam um mascote

Por: - 49 anos atrás

Um urso tem aproximado as crianças com câncer que estão em isolamento no Hospital Amaral Carvalho, em Jaú (SP), das pessoas que mais amam. O brinquedo traz embutida uma tecnologia que permite aos pequenos receberem mensagens de voz pelo aplicativo WhatsApp. Quando a saudade bate, eles apertam a mão do boneco e ouvem a voz de pessoas queridas.

O mascote recebeu o nome Elo e tem sido usado para humanizar o tratamento. “Recebemos muitas crianças de outros Estados. São famílias carentes que não têm acesso à tecnologia. Para elas, o ursinho alegra o dia, ameniza o efeito ‘’hospital’”, diz a chefe da pediatria do Hospital Amaral, Claudia Teresa de Oliveira.

Por terem a imunidade muito baixa, as crianças têm de ficar boa parte do tempo em isolamento e essa forma de apoio emocional é importante para o bem-estar durante o tratamento. “A criança é afastada da sua rotina habitual. Ela sente falta dos amigos, da escola e esse carinho faz uma enorme diferença na recuperação”, diz Claudia.

O projeto levou seis meses para ser desenvolvido em parceria com a Fom, fabricante de travesseiros e brinquedos com material antialérgico. Cada criança tem um número de telefone exclusivo para receber as mensagens, e cerca de 30 já usaram os Elos.
Eles adquiriram um equipamento que recebe mensagens de áudio, mandadas via WhatsApp, e caixas de som. Um mecanismo liga a mão dos bichinhos ao dispositivo, liberando as mensagens armazenadas.

Com o projeto, o hospital incentiva que familiares e amigos enviem mensagens. “O carinho faz enorme diferença na recuperação da criança. Não conseguimos medir em números, mas a melhora do bem-estar delas é visível”, afirma a médica.

Confira no vídeo como acontece:

* Com informações do Catraca Livre e Folha de S.Paulo


Leia mais:

Redes sociais ajudam pacientes e familiares na luta contra o câncer

Mona Lisa fica careca em campanha contra o câncer

Paciente de câncer pode ter benefícios fiscais