Um Bit: as histórias sobre o primeiro jogo virtual

Falar em jogo digital é, sobretudo, entender o que é o tal do BIT. Mas o que vem a ser isso?

Episodio 11

A palavra BIT se origina do inglês Binary digit ou, em português, o dígito binário. A expressão foi cunhada em 1946 pelo estatístico norte-americano, John Turkey, e se refere a unidade básica de medida de transmissão de dados usada na computação e na informática. Além disso, falar em binário é dizer que a unidade possui dois valores, ou seja, um ou zero.

A partir do BIT, o universo de tecnologia cunhou palavras que designam medidas maiores. Por exemplo: a somatória de oito bits equivale ao byte. Além disso, quando falamos em kilobyte (KB), estamos nos referindo a 1.024 bytes. Já se a medida for  megabyte (MB), é a soma de 1.024 KB. E o mesmo vale para gigabyte e o terabyte.

Assim, falar em videogame ou qualquer outro modelo similar de jogo digital é falar em computador. E falar em computador é falar em BIT. Certo?

Bem… nem tudo é tão preciso quanto a complexa matemática envolvida no universo do Bit. É o caso da história do jogo virtual. Foi assim no jogo analógico e também é assim no jogo virtual.

O tema é bem polêmico e causa muita controvérsia entre os mais entusiasmados jogadores de videogame. Para alguns, o primeiro jogo é o chamado Pong, da década de 70, e o seu criador é Nolan Bushnell, o fundador do Atari ? falaremos dele nos próximos capítulos, inclusive sua relação com Steve Jobs.

Por outro lado, há quem torça o nariz, solte um belo palavrão e fale em alto e bom som que o primeiro jogo é ainda mais antigo. Do início da década de 1950 para ser mais preciso. O suposto primeiro jogo foi desenvolvido para um dos primeiros computadores da história, o UNIVAC I, um mastodonte de 13 toneladas que sequer tinha um mísero jogo de cartas tal qual a paciência. Na verdade, o primeiro jogo teria sido alguma brincadeira com algum complexo cálculo de matemática e foi desenvolvido no porão de alguma base militar nos Estados Unidos.

Outra corrente sobre como primeiro jogo o Nim, de 1951 e desenvolvido para rodar numa máquina chamada Nimrod. Tem quem acredita no OXO, de 1952, que nada mais era do que o jogo da velha. Ou ainda o Hutspel, um jogo de guerra construído pelo exército dos Estados Unidos para simular um conflito com a ex-União Soviética.

Há, por fim, quem considere um jogo chamado Tennis For Two, criado na mesma década de 1950, o primeiro jogo. O argumento em favor desse jogo é forte: ele é o primeiro game controlado à distância, ou seja, com um controle ? premissa básica de um videogame. Há ainda a interessante teoria que considera o primeiro como sendo aquele vendido em larga escala. Nesse caso, estaríamos nos referindo aos games desenvolvidos por empresas como Atari, Nintendo, Sega e outras.

Polêmicas à parte, a única certeza é que no próximo capítulo ligaremos o console e faremos uma imersão ainda maior no universo dos videogames.

Comercial sobre o UNIVAC I

Vídeo do jogo Tennis for two

 






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS