Investimentos globais em publicidade crescerão 4,4% até 2018
Também foi mensurada a penetração de internet nos mercados de smartphones, quantidade de aplicativos baixados e sites de stream de conteúdo pago, mas o gasto em publicidade ainda é muito maior em mídias tradicionais
A PwC projeta que os investimentos em publicidade na indústria de entretenimento e mídia no mundo devem aumentar nos próximos cinco anos. A 15ª edição do Global Entertainment & Media Outlook Overview 2014-2018 abrange 54 países, que representam 80% da população mundial e traz importantes insights sobre 13 setores da indústria.
O gasto médio com publicidade em televisão, sites, jornal, revista, mídia out-of-home, rádio deve crescer 4,4% até 2018. “Incluímos novas métricas na pesquisa este ano. Também mensuramos penetração de internet nos mercados de smartphones, quantidade de aplicativos baixados e sites de stream de conteúdo pago, mas o gasto em publicidade ainda é muito maior em mídias tradicionais”, explica Estela Vieira, sócia da PwC Brasil e líder de Entretenimento e Mídia.
A TV continua sendo o canal com mais investimentos publicitários, responsável por 32% dos gastos em 2013 e com previsão de aumento global de 34% até 2018. “No Brasil, é uma mídia muito relevante, não à toa os investimentos em publicidade em TV aberta no país ficam em 3º lugar no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão”, diz Estela.
Já a internet está em segundo lugar global em investimentos em publicidade. O crescimento foi de 17% em 2013 e deve atingir 21% até 2018. “Em números absolutos os gastos de publicidade em internet não são tão expressivos, se comparados a TV aberta, mas investir nesse mercado é uma grande tendência. No Brasil esse é um fator muito importante porque os consumidores são heavy users de mídias sociais, jogos, GPS e vídeos”, explica Marcelo Ribeiro, gerente da PwC Brasil e especialista em Entretenimento e Mídia.
Espera-se que, até este ano, o Brasil seja o 4º mercado global em gastos com acesso à internet, com expectativa de crescimento de 85%, podendo faturar US$ 3,3 bilhões.
De acordo com a 15ª edição da pesquisa produzida pela PwC, o gasto mundial esperado para acesso à internet em 2018 é de US$ 635 bilhões, com um crescimento médio ponderado de 8,9% ao ano. “Essa é uma tendência que não deve cair, uma vez que ainda tem muita gente sem acesso à internet e hoje ainda é um serviço muito caro em vários países e o impacto disso terá implicações também no investimento em publicidade”, pondera Ribeiro.
Na projeção global da publicidade veiculada na TV, o aumento de cerca de 5% deve levar a um faturamento de US$ 215 bilhões nos próximos cinco anos. Segundo a pesquisa, o mercado de E&M em países emergentes, como Brasil e Rússia, aumenta praticamente em 50% o seu faturamento no período de 2014 a 2018. Um dos fatores é o crescimento da classe média e da urbanização nestes países.
Metodologia – Em sua 15º edição, o levantamento avalia os gastos dos consumidores e investimentos com publicidade. A análise foi realizada em 13 segmentos do entretenimento, que inclui TV aberta e fechada, revistas, jornais, internet, música, outdoor, cinema, games, entre outros. O estudo deste ano contou com a inclusão do Egito, da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes Unidos e do Peru.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
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Encarregado
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Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
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Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
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Seus Direitos
Explicação
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Portabilidade
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Revogação do consentimento
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Oposição
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Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
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