10 dicas para otimizar os resultados no e-commerce

Quantidade e qualidade podem andar juntos quando o assunto é o faturamento no e-commerce. Elementos aparentemente pouco importantes podem fazer a diferença na hora de aumentar os resultados

Quantidade e qualidade podem andar juntos quando o assunto é o faturamento no e-commerce. Francielli Lima, coordenadora de web da Rae,MP, www.raemp.com.br  tradicional agência brasileira com 25 anos de atuação, aponta as principais dicas para ampliar o número de visitantes nas páginas, sejam elas institucionais ou e-commerce:

1 ? Crie conteúdo relevante e de qualidade
Primeiro passo para atrair a audiência dos internautas, ultimamente bombardeados por volumes cada vez maiores de informação, é definir conteúdo relevante para o público. Não adianta usar as estratégias mais modernas em termos de tecnologia e disponibilizar conteúdo irrelevante. As lojas virtuais também podem se valer destes recursos. Por exemplo, um site que vende roupas, pode muito bem abordar conteúdo sobre moda e tendências.
 
2 ? Layout é tudo!
Crie um design atraente e amigável. As pessoas são bastante atraídas pelo visual, e quando ele é acompanhado de uma navegação simples, a combinação fica perfeita.
 
3 ? Evite complicações
Nada de layouts poluídos, navegação complicada achando que está intuitivo para o internauta ou formulários longos e cansativos. Exemplo: Quer colher informações dos usuários? Crie uma landing page atrativa e dê algo relevante em troca (um e-book, uma assinatura de newsletter) para que o usuário sinta um retorno positivo ao preencher o seu questionário.
 
4 ? Destaque o mais relevante
Mapeie quais mensagens pretende passar com o site e chame a atenção para as informações principais: preço em destaque, marca, produto, etc., para que apareçam antes da barra de rolagem do navegador. Não deixe o internauta ter de navegar muito para encontrar o que precisa e o que você pretende divulgar.
 
5 ? Aplique técnicas de Search Engine Marketing (SEM) e Search Engine Optimization (SEO)
Todo mundo quer que seu site seja encontrado na web. Para um site, blog ou e-commerce aparecer bem nos mecanismos de busca, de forma não paga, são aplicadas técnicas de SEM e SEO. Procure fazer, por exemplo, com que os títulos das páginas tenham palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo e use Feeds (RSS). Para usufruir todos os benefícios destas técnicas, atue com um profissional especialista na área.
 
6 ? Busca paga também é estratégia
Aderir aos links patrocinados em buscadores é uma ótima opção para ampliar a visibilidade do seu site. Cuide apenas para que as estratégias adotadas estejam amparadas em um plano bem estruturado, com diferenciais significativos em comparação com a concorrência. Opte, por exemplo, pela compra de palavras que seus concorrentes ainda não identificaram.
 
7 ? Inclua ferramentas sociais
A internet é constituída de interações e compartilhamentos. A tecnologia pura é muito fria. Por isso, abra canais nas redes sociais para ampliar sua credibilidade e dar ouvidos ao seu público. Permita que os internautas comentem e interajam com o site da sua marca a partir destes meios. Como retorno, você poderá gerar mais tráfego para seus portais.
 
8 ? Crie um blog
Manter um blog atualizado dentro de um site, com informações relevantes, pode fazer maravilhas pela sua audiência. Poste os links nas redes sociais, blogs e sites parceiros, com temas sobre a área de atuação da sua empresa e tenha ótimo retorno. Não esqueça de criar um espaço para comentários e interação com as redes socais.
 
9 ? Atualize constantemente
Pode parecer óbvio, mas muitos sites e blogs perdem a audiência por falta de atenção às novidades. Por que uma pessoa acessaria um site ou blog se nunca há nada novo para se ver ali? Produza atualizações relevantes e constantes! Esta atualização se estende ao visual da página. Mude pelo menos uma vez a cada ano o visual dos seus portais.
 
10 ? Mensure
A aplicação de todas as dicas só serão válidas com mensuração e otimização constantes. Defina os KPIs (Key Performance Indicators) do negócio, como taxa de conversão, bounce rate e funil de conversão e, na sequência, quais ferramentas serão utilizadas para acompanhar esses KPIs. Substitua o ?achismo? pelos números e análises qualitativas dos dados. Desta forma, as decisões serão certeiras para seu negócio.
 






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