Loja do futuro chega ao presente

Qual varejista não quer conhecer bem o cliente que recebe em sua loja e ter a oportunidade de cercá-lo daquilo que mais o interessa, oferecendo um atendimento envolvente que proporciona a compra por impulso?

Imagine a circunstância em que o consumidor vai a uma loja e é recebido por um funcionário que porta um tablet nas mãos disposto a ouvir as demandas do cliente, mas também com diversas informações a respeito do perfil desse consumidor e das preferências dele. Isso porque por meio do número de cartão fidelidade do cliente o funcionário consegue ter acesso às compras passadas, formas de pagamento, assim como o tempo de relação com a empresa e a frequência que vai a loja.

Ao mesmo tempo, esse funcionário tem complexas informações a respeito dos produtos que tem disponível, a qualidade dele, as possíveis cores, onde estão localizados, assim como as novidades que devem chegar à loja que possam interessar ao consumidor. Um dos pontos importantes é que ele pode também acessar a concorrência e cercar o cliente de informações evitando que a loja seja utilizada apenas como showroom. Pode ainda verificar os descontos possíveis. Para evitar filas e a desistência do cliente no último momento, a compra também pode ser finalizada no tablet.

Essa é apenas uma das experiências que a solução Connected Retail, da Avanade, pode oferecer. Ela é baseada na plataforma Microsoft Dynamics ® AX, que tem como uma das soluções o Assisted Selling. O propósito é proporcionar ao varejista um sistema onmichannel, ou seja, diversos canais de alta tecnologia que melhoram a experiência de compra dos usuários ao mesmo tempo em que alavancam a qualidade de atendimento do varejo e demais segmentos da indústria. ?Connected Retail gira em torno de ajudar o consumidor a alcançar seus produtos favoritos de maneira que se ofereça uma experiência de compra personalizada, utilizando múltiplos equipamentos?, afirma Marcelo Serigo, CTIO da Avanade Brasil.

A loja pode contar, ainda, com câmeras que detectam o perfil (idade média, gênero, estatura) e comportamento dos clientes que buscam um determinado produto. Consegue detectar, por exemplo, quanto tempo as pessoas permanecem em frente a uma determinada área da loja e se compram ou apenas observam. Dessa forma, o varejista conhece melhor o cliente que entra em sua loja e pode implantar ações para potencializar as vendas.

E quando fechar a loja, o varejista pode, ainda, manter uma vitrine virtual que filma quem passa na frente dela. A tela interage com as pessoas convidando o consumidor a mover a mão em direção a ela. Com isso, oferece um catálogo virtual de produtos e se o cliente escanear o QrCode nela presente com a câmera do celular, pode levar o catálogo da empresa onde são oferecidos todos os produtos para seu aparelho e checar as informações em outro momento. A vitrine pode ser especialmente útil quando a loja já fechou e ainda há um movimento na rua ou shopping (em função do cinema, por exemplo). Dessa forma, as informações AA respeito dos produtos continuam disponíveis mesmo fora do horário de funcionamento da loja e podem ser levadas pelo cliente no celular.

Os shoppings, por sua vez, podem optar por um grande painel que também interage com o consumidor e oferece informações que também podem ser levadas ao celular por meio do QRCode ou mesmo por meio de aproximação do celular (Near Filed Communication ? NFC). Nos dois casos, a solução aplicada é a Grab & Go.

E para analisar todas essas informações, a plataforma Microsoft Dynamics ® AX oferece, ainda, ao varejista a análise dos dados gerados pela interação com os consumidores, não apenas fisicamente, mas também no ambiente virtual: o chamado Big Data.

Loja do futuro? Não… São soluções plenamente viáveis, prontas para serem implantadas. Elas foram apresentadas de 19 a 21 de fevereiro no Industry Solution Week, evento realizado pela Avanade em parceria com a Microsoft Technology. É o futuro chegando ao presente… A questão, agora, é qual varejista vai sair ou já está saindo na frente.




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS